Início Esporte e Lazer 8° Torneio de Canto de Pássaros acontece com apoio da Prefeitura

8° Torneio de Canto de Pássaros acontece com apoio da Prefeitura

9
0

Criar pássaros é a paixão de muitas pessoas. Uma maneira divertida de vivenciar esse hobby é participar de campeonatos ou torneios de pássaros, que ocorrem em todo o país. E nesse sentido, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), deu apoio ao 8º Torneio de Canto de Pássaros, que aconteceu na manhã deste domingo, 28, na quadra de esportes do Sesi no Marcos Freire II.

O evento teve a organização do presidente Clayton Barbosa, da Associação Ornitológica de Sergipe (Aose), que reuniu equipes de várias cidades do Estado. Na oportunidade, ele destacou que reunir os amigos e competir amigavelmente é gratificante. “Nossa intenção aqui é se divertir com esse hobby e provar que aqui não existe criminalidade entre os criadores de passarinho”, disse.

No momento, o componente do grupo ‘Equipe Fura-Roda’ de Alagoas, José Francisco, disse estar muito feliz em participar de mais um evento corporativo. “Eu pratico esse hobby há mais de vinte anos. Sinto-me realizado em estar aqui hoje. Pois vendo o esforço do organizador, e de como tudo está ocorrendo bem por aqui, deixa-me muito feliz”, constata. Mais de 80 pássaros participaram da disputa. Destes, apenas 50 passaram para a final. Os dez melhores de cada categoria foram premiados com troféus e brindes.

CURIOSIDADE

Na competição só participam os machos das espécies, porque o canto é mais forte. Essa é uma forma dos machos demarcar o território e, assim, conquistar a fêmea. Mas se na hora da competição o pássaro cantar o canto do acasalamento, ao invés do canto de demarcação, o animal é eliminado da prova e retirado da roda para não atrapalhar os demais pássaros.

COMPARTILHAR