Qualificar ainda mais a educação do município é a principal meta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nossa Senhora do Socorro. Uma das formas para alcançá-la é melhorando os índices de alfabetização das escolas. Para isso, a Semed aderiu ao Programa do Governo Federal “Mais Alfabetização”, no qual voluntários prestam assistência aos professores em sala de aula, qualificando a aprendizagem dos alunos.
“Fizemos uma triagem entre os voluntários e hoje iniciamos a capacitação com os 27 selecionados. Eles irão assessorar os professores em sala de aula, dando prioridade aos alunos que estiverem com dificuldade na alfabetização. Será um trabalho em parceria com as turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental em 31 escolas. Como são voluntários, receberão uma bolsa de ressarcimento para alimentação e locomoção, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A partir de amanhã eles já começarão a atuar e ficarão durante seis meses nas salas de aula”, relatou a diretora de educação da Semed, Andreza Mattos.
Durante esta manhã, os voluntários receberam uma formação sobre a prática pedagógica, além de como cada um deles desempenhará seu papel em sala de aula. “Eles precisam entender como o programa funciona, quais atividades irão desempenhar e o objetivo do “Mais Alfabetização”. Após essa etapa, eles conhecerão um pouco sobre a prática pedagógica para aperfeiçoar seus trabalhos, a fim de que possam atuar com maior eficiência”, explicou a coordenadora do Programa Mais Alfabetização, Maria de Lourdes.
Preocupados com a qualidade do ensino, a Semed priorizou pela escolha de voluntários graduandos, já graduados e até mesmo mestres. Para a voluntária, Maria Ângela, professora aposentada, formada e pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, essa é uma oportunidade de voltar às salas de aula e repassar seus conhecimentos adquiridos ao longo dos 32 anos de trabalho com educação. “Após todo esse tempo como professora, me aposentei e estava há cinco anos sem atuar mais. Agora estou voltando, como voluntária, e estou extremamente feliz em poder passar meus conhecimentos para os que precisam”.
Por: Isadora Pinho
Fotos: Edilson Menezes