Integrando a programação em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do Centro Profissionalizante Prof. Neuzice Barreto de Lima, aconteceu a mesa redonda com o tema “Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico, Tratamento, Intervenção e Direitos”. O evento foi realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a APAE Socorro.
A formação da mesa redonda contou com a participação da fonoaudióloga Fernanda Santana, da assistente social Anair Viana e das psicólogas Edvânia Araújo, Taynah Rocha, e Nayara Gissá Mercês. Na oportunidade, as palestrantes esclareceram as principais dúvidas da plateia sobre o autismo. Além disso, o encontro foi marcado por discussões e reflexões sobre a educação inclusiva.
“O município de Nossa Senhora do Socorro está de parabéns, pois realiza um trabalho diferenciado com o envolvimento de profissionais especializados voltados especificamente para educação na perspectiva inclusiva”, ressaltou a presidente da APAE Socorro, Anair Viana. De acordo com ela, é de extrema importância fortalecer a parceria com a Semed para cada vez mais promover espaços da discussão.
Segundo a psicóloga do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), Edvânia Araújo Souza, a Rede Municipal de Ensino procura prestar um atendimento com foco no desenvolvimento da criança e do adolescente considerando as suas particularidades.
“Esse acompanhamento visa a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Trabalhamos com a psicoeducação prestando orientação aos professores, equipe diretiva, apoio escolar e os responsáveis da criança. Por isso, quando se fala da inclusão no espaço escolar é notório que Nossa Senhora do Socorro está avançando”, salientou, ao destacar a importância da família neste processo de inclusão.
Na Rede Municipal de Ensino tanto no NAEE, quanto nas salas de recursos multifuncionais o acompanhamento dos alunos com autismo é feito a partir de abordagens como da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Ensino Estruturado para Alunos com Autismo (Teacch). Atualmente, Nossa Senhora do Socorro conta com 81 estudantes diagnosticados com autismo.
Segundo Aroaldo Alves de Castro, pai de um aluno com autismo, o acompanhamento reflete de maneira positiva no comportamento. “Meu filho estuda na Escola Municipal Neuzice Barreto de Lima reconheço que é visível avanços no seu desenvolvimento principalmente, no que se refere à sociabilização”, disse. De acordo com ele, é preciso reconhecer a importância e necessidade da inclusão. “Evento como esse é enriquecedor, pois quanto mais se discute acerca da temática ocorre a conscientização da sociedade”, elogiou.
Por: Lívia Lessa