A secretária da Assistência Social e primeira dama de Socorro, Silvia Fontes, reuniu-se nesta manhã, 26, com membros de religiões africanas de comunidades do município para a organização dos festejos em homenagem ao dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorado em 2 de fevereiro. “O nosso grande objetivo é incluir a festa da lavagem da escadaria da igreja matriz no calendário cultural de Sergipe. Estamos tentando reerguer todo cortejo, junto com a lavagem da escadaria”, disse.
Silvia Fontes informou ainda que a iniciativa também visa a valorização das religiões afrobrasileiras, “que merecem todo meu respeito”, acrescentou. Durante a reunião, a secretária informou que vai convidar pessoalmente o padre da igreja da sede do município para participar do cortejo alusivo à padroeira. “Também vou solicitá-lo a imagem da padroeira de Sergipe, para participar dos festejos, unindo as nossas religiões”, declarou a primeira dama.
Para Jailson do Ogum, da comunidade do conjunto Jardim, a reunião foi de extrema importância. “Foi muito proveitosa. Colocamos nossas reivindicações e todas foram aceitas. Além disso, acho de um valor muito importante a iniciativa de dona Silvia, de tentar inserir a festa da lavagem da escadaria da igreja matriz no calendário cultural de Sergipe, já que a festa simboliza a união das religiões”, declarou o pai de santo. Jane Lúcia, mãe de santo do grupo Ilê Axé Oiabagan Yangangá, povoado Pai André, disse que essa foi a primeira de muitas outras reuniões que deverá acontecer em conjunto com a primeira dama de Socorro.
“Essa reunião foi muito boa e acredito que haverá outras, porque essa é uma oportunidade que temos para falar, também, sobre as necessidades de nossa comunidade, como serviços de saneamento, limpeza, calçamento de ruas, entre outros. A abertura que dona Silvia e o prefeito Fábio Henrique dá para a nossa religião africana é muito boa”, afirmou. A secretária da Cultura do município de Socorro, Renata Braz, e representantes desta pasta também participaram da reunião.
Festa – Já está confirmado para a noite do dia 2 de fevereiro, na praça da sede de Nossa Senhora do Socorro, um grande show com o padre Fábio de Melo. As festividades do dia da padroeira iniciam com um café da manhã promovido pela prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social, para a comunidade da religião Afro e fiéis da igreja Católica, seguido do cortejo candomblecista e da lavagem da escadaria da igreja Matriz.
Tradição – A lavagem das escadarias da igreja Matriz de Socorro, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um ritual realizado há décadas por grupos afros. O evento dá início às comemorações pela passagem do dia 2 de fevereiro, dedicado no calendário litúrgico à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, que no sincretismo religioso do candomblé representa a imagem de Iemanjá.
Programação da Igreja Católica:
Dia 2/02:
Às 18 horas os fiéis se concentram na Igreja São Marcos Evangelista, no Marcos Freire II, para seguir em carreata, com a imagem da Santa, até a Igreja Matriz do município. Chegando lá, ocorre a bênção dos carros e em seguida a Santa Missa, presidida pelo padre Manuel Fernando.
O dia festivo será encerrado com o show do padre Fábio de Melo.
Dia 06/02:
Às 5 horas acontece a Alvorada Festiva, em seguida o Ofício de Nossa Senhora;
Às 10 horas acontecem os batizados;
Às 15 horas a adoração ao Santíssimo Sacramento;
Às 16 horas missa solene e logo após a procissão pelas ruas da cidade.