Na noite da última segunda-feira, 31, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro por meio da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e da Assistência Social entregou para a comunidade do povoado Oiteiros, a sede onde funcionará o Programa de Erradicação do Trabalho do Infantil (PETI). Trata-se de um programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de sete a dezesseis anos incompletos, de trabalhos que colocam em risco sua saúde e segurança.
Seguindo rumo à erradicação do trabalho infantil, o município atende atualmente duzentos e cinquenta crianças e adolescentes nos dois pólos já existentes, localizados nos conjuntos Marcos Freire I e Parque dos Faróis e com esse novo núcleo passará a atender quinhentos. Ao serem inseridos no PETI as crianças e adolescentes tem a oportunidade de participar de atividades socioeducativas e de convivência, através de oficinas de: percussão, flauta, coral, capoeira e atividades de físicas.
A placa foi descerrada pelo prefeito Fábio Henrique juntamente com a primeira dama e secretária municipal da Assistência Social, Sílvia Fontes, com o deputado estadual José do Prado Franco Sobrinho(Zé Franco), com o ex-prefeito Antônio Rodrigues da Paixão (Tonho da Caixa) e com a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Maria dos Anjos (Maria da Taiçoca). Na oportunidade, a primeira dama falou sobre a importância do momento. Participaram da solenidade lideranças comunitárias, a população, secretários e servidores municipais.
“Esse é um dia marcante para a Assistência Social de Socorro, pois, assim que assumimos a administração perdemos o CAIC do conjunto Jardim, onde funcionava um PETI. Com isso tivemos que transferir as crianças e adolescentes que eram atendidas nesse local para um lugar provisório e começamos a buscar uma alternativa para resolver essa questão, que hoje concretiza-se. A partir desta terça-feira crianças da Sede da cidade e dos povoados Porto Grande, Tabocas, Calumbi e Oiteiros que encontrarão nesse novo pólo não só um ambiente familiar, mas, também a extensão de suas casas. Quero frisar aqui, que isso só foi possível devido o esforço da equipe da secretaria que coordeno e principalmente por termos à frente de nossa prefeitura um homem que sabe sua função e que pensa no social”, ressaltou.
A coordenadora geral do PETI em Socorro, Michelle Neo citou o evento como marcante. “Esse é um passo muito importante para Nossa Senhora do Socorro, pois estamos trabalhando para diminuir o índice de trabalho infantil. Pretendemos ainda este ano com o apoio da secretária Sílvia Fontes, abrir mias um pólo no conjunto Jardim”, pontuou.
Para o prefeito, a ocasião reflete a preocupação da administração com os jovens socorrenses. “Nem as nossas, nem nenhuma criança deve trabalhar. Por isso estamos aqui hoje, entregando esse pólo. É um dos trabalhos mais importantes da Prefeitura, mais que a entrega de um prédio, essa é uma obra de preservação do ser humano. No PETI, as crianças e jovens terão a oportunidade de estudar, participar de diversas atividades e adquirir a maior e melhor herança que uma pessoa pode receber na vida, que é o conhecimento. Agradeço o empenho de todos os servidores da Assistência Social”, disse.
Na ocasião, Fábio Henrique anunciou alguns eventos e atividades que acontecerão no município.”Aproveito a oportunidade para convidar a todos para prestigiarem no dia 02 de fevereiro da padroeira da nossa cidade que contará com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, pela manha; com uma carreata saindo do conjunto Marcos Freire I até a sede do município seguida de missa e a noite encerraremos a festa com um show católico do padre Fábio de Melo. Já no dia 04, conto com a presença de vocês para participar da assinatura de ordem de serviço para a pavimentação de 11 ruas no conjunto Siri III, que será realizada neste local, em frente a Escola Leonel Brizola”, informou.