A 1ª dama do município e secretária de Combate à Pobreza e Assistência Social, Silvia Fontes, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 8, com os líderes comunitários do Povoado Santa Cecília, para apresentá-los o projeto do Socorro Cidadã, que será realizado no local no próximo sábado, dia 12. Os secretários Saulo Eloy Filho (Saúde), Eliel Felipe (Planejamento e Obras), André Carvalho (Comunicação Social), Wellington Mangueira (Educação), major Carlos Rolemberg (coordenador da Defesa Civil e Guarda Municipal), Anderson Aragão (Cerimonial), o vereador Jó do Sobrado e o publicitário Junior Aragão, também participaram da reunião para esclarecer dúvidas e ouvir as reivindicações das lideranças.
“O nosso objetivo nesta conversa é informá-los onde será realizado o Socorro Cidadã, um grande projeto da prefeitura de Socorro, no qual eu sou coordenadora, cujo princípio é levar cidadania, mas também, lazer, beleza, entretenimento e benefícios na infraestrutura da comunidade, através da realização de obras e serviços necessários solicitados pela população, entre outras demandas”, explicou Silvia Fontes, ao ressaltar que uma das ações da Secretaria de Combate à Pobreza e Assistência Social no evento, será o cadastramento de casas de taipa. “Vamos levar cinco ou seis agentes sociais para fazer esse levantamento”, destacou.
Ela esclareceu que o objetivo desse cadastramento é a criação de um dossiê sobre a situação das famílias da comunidade do Santa Cecília que vivem em condições precária e de risco social para a elaboração de um projeto que será encaminhado para Brasília para sua possível viabilização. “Nós vamos informar ao governo federal que não é mais possível essas famílias viverem nessas condições, morando em casas de taipa. Não estou aqui, dizendo que vamos dar casas para essas pessoas, mas vamos fazer um grande projeto que será encaminhado para Brasília e esperamos ser contemplados com a sua viabilização”, explicou Silvia Fontes.
Segundo Saulo Eloy Filho, o Socorro Cidadã é a maior mobilização na área da Saúde de todos os tempos. “São mais de 150 profissionais envolvidos. Neste dia, vamos levar seis médicos especialistas e laboratório de exames. Além disso, através da Secretaria da Saúde, toda e qualquer demanda terá solução imediata, ou a curto e médio prazo”, declarou o secretário, ao ressaltar que Socorro tem hoje a melhor equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do Estado de Sergipe, com 62 profissionais. “Enquanto que Aracaju tem 70 profissionais”, ressaltou.
Agradecimentos – O vereador Jó do Sobrado, que também é representante do Santa Cecília, elogiou a iniciativa da 1ª dama, de levar o Socorro Cidadã para a comunidade. “Parabenizo Silvia Fontes por essa ação, pois o Socorro Cidadã é um projeto da Assistência Social, em conjunto com outras secretarias da prefeitura, que vai levar muitos benefícios para as famílias do Santa Cecília”, disse ele, solicitando aos líderes comunitários que façam uma divulgação do evento junto com os moradores do povoado.
“Vamos divulgar esse trabalho que é bom para a comunidade e deixar claro que o atendimento das pessoas será por ordem de chegada. A prefeitura podia fazer esse projeto na comunidade sem nos comunicar, mas, essa reunião mostra seu compromisso com a gente”, destacou o vereador. “Essa reunião mostra que dona Silvia tem uma consideração muito grande com a gente. Essa também é uma forma de lembrar que nós somos liderança e temos que ficar ao lado do prefeito Fábio Henrique e da 1ª dama. É uma somação”, completou a líder comunitária Maria José Santos da Cruz.
Luzia Damásio, que também é líder da comunidade do Santa Cecília, disse que a reunião foi bastante produtiva. “Foi muito importante e produtivo esse encontro com Silvia Fontes, porque mostra que está havendo respeito entre o poder administrativo e as lideranças. Eles estão agindo com sabedoria, buscando nos ouvir. Estão indo no caminho certo e em consequencia disso, as ações só podem dar certo. Fábio Henrique e dona Silvia estão de parabéns, assim como os secretários também. Só tenho a agradecer”, declarou. Assim como ela, o líder comunitário Ricardo José da Silva Santos foi outro que parabenizou a iniciativa da prefeitura. “
Não tenho palavras para agradecer. Estamos debatendo hoje, assuntos de extremo interesse de nossa comunidade, que serão para o nosso benefício”, disse, ao ressaltar que o Socorro Cidadã vai dar uma grande guinada no povoado Santa Cecília. “É um belíssimo projeto que chega para ajudar a população local, que na sua maioria é muito carente. Agora, com esse projeto, a comunidade vai saber o que é viver em um lugar digno”, destacou ele.