No próximo domingo, 13, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nossa Senhora do Socorro realizará as eleições para conselheiros tutelares do município. Ao todo, serão 20 vagas para 51 candidatos que concorrerão em quatro micro-regiões. Os eleitores só poderão votar caso tenham atualizado seu Título de Eleitor até o dia 13 de outubro do ano passado.
A estrutura montada para atender o processo eleitoral será de 54 urnas distribuídas em 32 escolas, onde 108 mesários e 54 presidentes de seções estarão trabalhando para orientar os eleitores. Segundo a secretária executiva da Casa dos Conselhos, Darcy Manuelle, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa dos direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no município.
"O Conselho Tutelar atende a política voltada para as crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sempre que há uma ocorrência na comunidade, ele se dirige até o local para averiguar a situação e encaminha para o Ministério Público", explicou Darcy.
A procuradora do município, Luciana Oliveira, falou da importância do voto. "O voto não é obrigatório, mas é importante que todos participem, pois os candidatos, caso sejam eleitos, têm um grande papel de prezar pela garantia dos direitos e deveres das crianças e adolescentes do nosso município", informou.
Continuou ainda: "Todos os procuradores do município estarão à disposição nos colégios e no Centro Cultural, onde será feita a apuração, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também estará presente durante todo o dia, dando suporte. As eleições têm tudo para ser realizada com sucesso", concluiu a procuradora, ao comentar que a apuração dos votos será feita no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede do município.