Com o surgimento do novo coronavírus em 2019, a confirmação da pandemia em 2020 e a necessidade da quarentena para evitar a proliferação do vírus, as escolas suspenderam as atividades presenciais para proteger a comunidade escolar. Diante disso, os educadores começaram a planejar uma nova forma de ensino para não prejudicar o desenvolvimento educacional dos alunos.
O ensino remoto foi a solução para o retorno das aulas e avanço da educação neste momento de pandemia. Desde janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação de Socorro (Semed) implantou esse novo formato, com base no planejamento rigoroso realizado desde a suspensão das aulas, para a conclusão do ano letivo de 2020.
Neste momento, a transmissão das videoaulas é indispensável para reduzir os impactos causados no processo de aprendizagem. No entanto, para a Educação Infantil o ensino remoto requer muitos cuidados e técnicas pedagógicas dinâmicas, uma vez que na didática para as crianças de 0 a 5 anos são aplicadas metodologias que fortalecem as experiências sociais.
Sendo assim, a Semed iniciou neste mês a gravação das videoaulas que serão disponibilizadas aos alunos da Educação Infantil, durante a implantação do currículo continuum (anos letivos de 2020/2021). De acordo com a assessora do Departamento de Educação da Semed, Carolina Westrup, o conteúdo pedagógico para a gravação das videoaulas voltadas para esse público-alvo, começou a ser organizado desde o início do ano. “Os professores realizaram o planejamento dos materiais e após a conclusão das gravações dos módulos para os anos das turmas do Ensino Fundamental, apresentamos a proposta de gravação para a Educação Infantil. As videoaulas estão sendo preparadas a partir da ideia do lúdico, com uma linguagem mais criativa e interativa. O nosso objetivo é criar uma relação e interação com as crianças”, ressalta.
“É uma mudança muito grande, o nosso trabalho mudou completamente e a parceria família/escola sempre foi fundamental, mas hoje se torna crucial. Precisamos nos adequar a essa nova realidade. Portanto, às videoaulas irão propiciar uma intencionalidade pedagógica, partindo do princípio dos eixos estruturais de acordo com a BNCC, Interação (virtual) e brincadeiras, atendendo aos campos de experiências, objetivos de aprendizagem e direitos da criança. De que forma? Através da experimentação, do movimento corporal, do incentivo à imaginação, da ludicidade, da contação de histórias, da musicalização, das brincadeiras e das possibilidades de vivenciar momentos de descobertas em suas casas”, destaca a professora da Educação Infantil, Mônica Reis.
Segundo a Secretária Municipal de Educação de Socorro, Josevanda Mendonça Franco, a Educação Infantil é primordial para o desenvolvimento social, psicológico e físico dos alunos. “É importante que as crianças não percam o contato com o processo pedagógico, mesmo na faixa etária inicial de vida é muito significativo que elas mantenham contato com a escola, ainda que de forma remota, é decisivo para o seu desenvolvimento”, afirma.