Início Educação ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPARÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE...

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPARÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

76
0

Os alunos dos 8º e 9º anos da Rede Municipal de Educação de Socorro participarão do desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa realizado pela Profa. Dra. Eline Alves Santos, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A proposta para o Projeto de Pesquisa foi aprovada no último dia 23 de maio pela Seleção Interna de Projetos de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação Aplicada do IFS.

A professora utilizará a plataforma Arduino (ferramenta que auxilia a programação de um computador) como apoio ao ensino e a iniciação tecnológica, para analisar o pensamento computacional dos alunos. A pesquisa será realizada através de oficinas, no qual serão trabalhadas a iniciação tecnológica e como resultado, os participantes aprenderão a programar utilizando a prototipação eletrônica.

A ação terá uma duração de 10 meses, dividida por grupos de 28 alunos a cada mês e contará com uma carga horária de 20h para cada estudante. Ao final, 280 alunos da Rede Municipal de Educação serão beneficiados.

Segundo a Profa. Dra. Eline Alves Santos, a partir da participação em projetos como esse, os alunos socorrenses podem desenvolver o interesse em continuar atuando nas áreas relacionadas às tecnologias. “Trabalho no IFS campus Socorro e portanto queria atender à comunidade local com esse projeto de extensão. Os alunos que serão beneficiados podem então se interessar pelo campus e vir a ser nossos alunos nos cursos subsequentes e quem sabe, nos possíveis cursos integrados que estamos trabalhando para ofertar no futuro”, ressalta a professora.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, as metodologias que abordam o desenvolvimento científico, são de extrema importância para a ampliação do conhecimento e raciocínio de maneira mais eficiente. “Para a Semed a parceria com o IFS é imprescindível ao desenvolvimento de projetos que promovam a cientificidade e a ampliação do conhecimento para os nossos alunos. Estamos sempre abertos a novas parcerias”, enfatiza a Secretária.

COMPARTILHAR