Em alusão ao Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nessa quarta-feira, 10, uma capacitação com o objetivo de ressaltar a importância da amamentação e os cuidados com as gestantes e puérperas. A capacitação aconteceu no auditório da SMS e teve como público-alvo os enfermeiros e odontólogos que atuam na Atenção Básica do município.
O leite materno é o único e principal alimento que deve ser dado ao bebê até os primeiros seis meses de vida. Após esse período e até os dois anos, o leite materno se torna um alimento complementar. Apesar da importância, muitas mulheres desistem da amamentação, devido a dificuldade que sentem em amamentar, seja por conta das dores, fissuras ou pouca produção de leite.
Nesta quarta-feira, a gerente do Banco de Leite Marly Sarney e enfermeira da UBS Josafá Mota, Magda Dórea, ministrou a capacitação, mesclando os conhecimentos entre a teoria e prática, com o objetivo de repassar informações necessárias para que os profissionais adotem as técnicas, e assim, ajudem a facilitar e incentivar a amamentação. “O município está realizando diversas capacitações na linha do cuidado da criança, e uma delas é a primeira alimentação saudável, que é o leite humano. A gente precisa sempre fazer uma atualização, discutir com o grupo da Atenção Primária, justamente para fortalecer o aleitamento materno no território. Hoje, trouxemos as políticas e o manejo de como vamos acolher essa mulher, cuidar e evitar uma fissura, evitar o ingurgitamento, fazer com que essa mulher não sinta dor, não sofra e não desista da amamentação. O grande ganho é aumentar o aleitamento materno e reduzir a mortalidade infantil”, disse Magda Dórea.
O enfermeiro da Unidade de Saúde Luiz Pereira, localizada na Taiçoca de Fora, Diego Leite, destaca algumas informações práticas que recebeu e vai começar a orientar as gestantes e puérperas durante a consulta. “As informações repassadas na capacitação nos ajudam a aumentar a qualidade do pré-natal. Algo muito importante que relembrei na capacitação é a massagem circular em toda a mama até a axila, para ajudar a saída do leite. Além disso, também foram reforçados os cuidados com o seio da mãe e como deve proceder a amamentação. A partir de hoje já irei atender as gestantes e puérperas inserindo as técnicas que foram repassadas”, ressalta o enfermeiro.
A odontóloga da UBS Suzinete Gomes, Clarissa Ribeiro, enfatiza a importância da capacitação. “Achei super importante, a capacitação nos traz muitos conhecimentos, além disso, também ajuda na integração dos profissionais, o que otimiza ainda mais o contato com a paciente, fortalecendo as informações e fazendo com que as gestantes se sintam mais seguras. Na Unidade de Saúde, já fazemos todos os tratamentos necessários para prevenir que a paciente não tenha intercorrência durante a gestação e após o parto. No dia a dia, nós odontólogos já trabalhamos com a orientação a respeito da higienização, porque as gestante têm uma alteração hormonal e propensão a desenvolver mais gengivite”, disse a odontóloga.