A Rede Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro é um “berço de talentos”, a comprovação disso é o resultado da lista dos trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas (estaduais e municipais) que venceram a etapa estadual do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola.
Avançaram para a etapa nacional as alunas Lorrany Tenório do Nascimento, na categoria Conto – com o título “O adolescente estudioso”, do 7º ano da Escola Municipal Apulcro Mota; e Rhianna Gabriella de Meirelles Barros, na categoria Música – nomeada como “Me chama pra brincar na rua”, do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Rizonete Silva.
Participaram do concurso escolas estaduais e municipais situadas em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Pacatuba e Ilha das Flores. Dessa forma, 8 alunos serão premiados na etapa estadual e avançam para a fase nacional, entre eles, as duas alunas da Rede Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro.
Para a aluna Lorrany o resultado foi uma surpresa. “Eu não tinha ideia que estava participando de um concurso tão importante. Agora que eu descobri que fui vencedora, estou muito feliz”.
O Diretor da Escola Municipal Apulcro Mota, Antônio Menezes, destacou que estão todos orgulhosos pelo resultado. “A sensação é de dever cumprido. Esse é o nosso objetivo na Rede Municipal de Educação de Socorro, que as nossas crianças alcancem o sucesso”, ressalta.
Além do trabalho realizado pelas técnicas da Secretaria Municipal Educação (Semed) em incentivar as equipes diretivas a participarem do Prêmio MPT nas Escolas, as alunas foram orientadas pelas professoras que também serão premiadas. Segundo a professora Débora da Fonseca, orientadora da aluna Rhianna do 5º ano, o trabalho realizado pela Secretaria é de extrema importância. “Esse trabalho motiva os alunos a descobrirem os seus talentos, demonstrando as famílias, principalmente aquelas carentes, que nem imaginam o quanto os seus filhos são talentosos. Tudo isso é fruto do trabalho realizado pela Semed”, enfatiza.
A aluna Rhianna conta que no momento em que começou a escrever a letra da música, queria passar um sentimento de segurança para todas as crianças exploradas pelo trabalho infantil. “O meu objetivo é fazer com as crianças tenham coragem de denunciar, porque trabalho infantil não pode. Essa foi a minha ideia, passar uma segurança para as crianças”, afirma.
Muito animada com o resultado, a Diretora da Escola Municipal Professora Rizonete Silva, Rosilda Santos, acrescenta que esse momento é o resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto. “Incentivamos os nossos alunos para que eles possam desenvolver todas as suas habilidades, porque a nossa preocupação não é apenas com o ler e escrever, mas sim com a formação de cidadãos para ocupar o seu lugar na sociedade”, disse.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, reitera que a classificação das alunas, concorrendo com estudantes de outras cidades, demonstra o compromisso da Gestão com o desenvolvimento da Educação em Socorro, além da conscientização sobre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Estamos orgulhosos com o trabalho realizado pelas técnicas da Semed, equipes diretivas das unidades de ensino e professoras orientadoras. Parabéns as alunas pela classificação. Estamos na torcida para a etapa nacional”, conclui.