Na última sexta-feira, dia 23, oito alunos da Rede Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro participaram da Mostra de Livros Acessíveis e Leituras Inclusivas promovida pela Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, no Espaço Bem Viver do Shopping Riomar.
A ação aconteceu de 21 a 25 deste mês e promoveu atividades com acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, legenda e Libras, com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para as pessoas com deficiência visual e toda diversidade humana.
Na sexta-feira, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais informações sobre o sistema Braile com a Organização Não Governamental (ONG) Iluminar, presidida por Ana de Fátima, mãe do Coordenador do Projeto Aracaju Acessível, Lucas Aribé.
“Essas ações são de fundamental importância, principalmente para que as crianças conheçam o sistema Braile, visto que ainda é pouco ensinado nas escolas, em salas inclusivas. Um conhecimento importante e necessário para todos os alunos, assim como é a Língua Brasileira de Sinais”, destaca o Coordenador do Projeto Aracaju Acessível, Lucas Aribé.
Na oportunidade, os alunos também tiveram acesso aos equipamentos tecnológicos, fornecidos pela Universidade Tiradentes, que auxiliam as pessoas com deficiência, como lupa eletrônica para baixa visão, impressora para sistema Braile, teclado para baixa visão, além do teclado em Braile. “A gente observa a felicidade em cada criança que passa por aqui, porque eles descobrem que a tecnologia está aí para ajudá-las”, enfatiza a Gestora da Biblioteca Central da Unit, Gislene Maria.
“Estamos sempre atentos as ações que envolvem a Educação Inclusiva, sendo assim, sempre que existe a possibilidade de trazer as nossas crianças, surge uma oportunidade de apresentá-las ao conhecimento e aos equipamentos que auxiliarão durante a vida”, ressalta a Assessora Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nossa Senhora do Socorro, Sandra Baldin.
“Proporcionar para que os nossos alunos, com demandas educacionais diferenciadas, possam participar de eventos dessa magnitude, representa o respeito e o reconhecimento que temos pela educação em direitos humanos. A Educação Inclusiva para além da obrigatoriedade legal é um compromisso moral da gestão do Prefeito Padre Inaldo”, afirma a Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco.