A ação dá início às comemorações da Semana Municipal da Água
Dando início às comemorações da Semana Municipal da Água, que ocorre de 19 a 23 de março, alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Diva Maria Correa estiveram na manhã desta segunda-feira, 19, acompanhados dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), realizando visita técnica em viveiro localizado no conjunto Fernanda Collor.
A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) em parceria com a SMAP, e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Guarda Municipal (GM) e da Fundação Brasil Ecoar. Durante a visita os alunos aprenderam sobre assistencialismo, cultivo e principalmente sobre o uso consciente da água e seu tratamento para a prática do cultivo de camarão, principal atividade do município de Nossa Senhora do Socorro.
“A ação teve como foco mostrar aos alunos a importância da preservação da água, não só para consumo e uso próprio do nosso dia a dia, mas também da sua importância para a atividade econômica do nosso município. Mostramos que a gente pode usar a água e o meio ambiente para produzir de forma sustentável e consciente, prevenindo danos ao meio ambiente e cuidando da renda do produtor através da assistência, oferecida por pessoas capacitadas, com o intuito de prezar pela qualidade da água”, explicou David Lopes, secretário municipal de Agricultura.
Encantados com as demonstrações de como jogar a tarrafa – rede própria para a pesca do camarão -, e de como identificar, através de amostras, as condições da água e sua temperatura e se ela está adequada para o cultivo.
Alguns estudantes até arriscaram a segurar o camarão vivo, uma delas foi a corajosa Joana Luiza, de 10 anos, que pela primeira vez visitou um viveiro de camarão e incentivada pelos colegas, teve a iniciativa de pegar o bicho e devolvê-lo ao seu habitat. “No começo fiquei com medo, mas depois, mesmo com um pouco de gastura peguei no camarão. Para mim foi a melhor hora”, confessou.
Sua colega, Islayne Alberta, disse que gostou da visita e de saber como eles cultivam o ‘bichinho’. “Gostei muito de aprender e saber como é cada coisa”, completou.
A coordenadora pedagógica da Semed, Débora Lima Menezes, contou detalhes sobre o desenvolvimento das atividades do projeto pedagógico “Cuidar do Meio Ambiente no lugar onde eu Vivo, além de classificar a visita como um momento rico de aprendizado para crianças e professores.
“Mesmo sendo moradores do conjunto Fernando Collor, os alunos não tinham a dimensão da riqueza cultural que é a questão dos viveiros. Essa ação tem foco no nosso projeto “O lugar onde eu vivo”. Agora vamos levar todo esse conhecimento para a escola e sistematizar para dar continuidade às atividades voltadas ao meio ambiente”, comentou.
De acordo com o secretário municipal interino de Meio Ambiente, Hallison Sousa, a realização da Semana Municipal da Água tem como objetivo disseminar o correto uso da água, assunto bastante discutido por toda sociedade e administração pública. Ele enfatizou que o principal objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o correto uso da água e sua economia.
“Nós enquanto Prefeitura, por meio dessas dessas atividades, estamos buscando educar e orientar a população, os estudantes e a sociedade em geral, sobre o devido e correto uso da água. Permanentemente a gente vê o mau uso desse recurso e consequentemente a degradação do meio ambiente, não podemos deixar isso acontecer”, disse.
Ações
A programação da Semana Municipal da Água se estende até o dia 23 de março com ações especiais como visitas técnicas, palestras, apresentações teatrais e plantio de mudas com crianças, estudantes da rede municipal de ensino e a sociedade em geral.
Neste ano, as escolas municipal, Diva Maria Correa, Nossa Senhora de Lourdes, Honorina Costa e José Teixeira da Cruz serão as contempladas com as ações desenvolvidas em comemoração da Semana Municipal da Água.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Michele Neo, o objetivo é fazer com que a população entenda a importância da água, de preservar esse recurso e o meio ambiente. “É um trabalho de educação ambiental que acontece todos os anos e nós buscamos desenvolver uma programação diferenciada que sempre envolvem as crianças que são multiplicadores das questões ambientais, para que eles possam chegar em casa e reproduzam para os pais, vizinhos, amigos e a família tudo que é aprendido aqui e para a comunidade em geral”, comentou.
Por: Fernanda Bittencourt