Início Assistência Social Alunos do curso de pedreiro azulejista iniciam a parte prática

Alunos do curso de pedreiro azulejista iniciam a parte prática

47
0

A expectativa e a alegria estavam estampadas no rosto das alunas do curso de pedreiro azulejista da Escola Municipal João Garcez, no povoado Santa Cecília, em Nossa Senhora do Socorro, para o início da parte prática da capacitação. A oportunidade é oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a primeira dama, Sílvia Fontes, em parceria com a Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social – Seids –, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

A segunda etapa do curso foi iniciada na tarde da segunda-feira, dia 19, e trouxe muita empolgação para as cerca de 17 pessoas que participam das aulas, a exemplo de Maria Cleide de Araújo, 30 anos, que era só felicidade. “Agora vamos aprender na prática o que estudamos em sala de aula, a exemplo de como fazer amarração, colocar bloco, entre outras coisas”, aponta a aluna.

Ela conta que está gostando muito da capacitação em pedreiro azulejista e essa é uma excelente oportunidade para a comunidade, pois está podendo se profissionalizar bem perto de sua casa. Agora, a sua expectativa é aprender cada vez mais. “Quero poder me profissionalizar para que no futuro tenha um emprego melhor”, declara.

A jovem Cleiciele Cruz Santos, de 19 anos, também deixou transparecer a alegria por iniciar a parte prática após cerca de dois meses de curso. “Aprendi como usar o equipamento, a parte de segurança individual e coletiva, o relacionamento com outras pessoas. Mas agora chegou o que a gente realmente esperava”, diz.

O instrutor Leonardo Souza, do Senai, indica que a partir de agora as alunas vão colocar literalmente a mão na massa. “A gente vai começar a assentar revestimento cerâmico. Durante esse processo, faremos alguns outros, como o nivelamento da parede e a colocação de sarrafo, para aí sim assentar as pedras”, explica.

Curso

Durante o curso, os alunos veem assuntos como relações interpessoais; tecnologia de materiais; leitura de projetos; segurança, meio ambiente e saúde; normas técnicas, entre outros, além da parte prática, que inclui o assentamento de pedras cerâmicas.

COMPARTILHAR