Os cursistas do módulo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE –, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, participaram no fim de semana do último encontro. A reunião aconteceu no laboratório do Departamento de Tecnologias – DITE –, localizado no 15º andar do Edifício Estado de Sergipe, na Rua Geru, no centro de Aracaju.
A ação integra o Programa Formação pela Escola, que é uma parceria entre a prefeitura local, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – e a Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC. “O programa permite que, através da capacitação, os participantes se informem melhor sobre como são utilizados os recursos do FNDE. Neste módulo, inclusive, estão inscritos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE –, um dos órgãos que fazem o Controle Social dos recursos e da aplicação do PNAE no município”, explica a tutora do programa, Geise Paixão.
Durante a reunião do grupo, os participantes executaram como atividade final do módulo a apresentação de temas que demonstram a realidade do município, abrindo espaço para que sejam apresentadas propostas de solução. Segundo Geise, o objetivo desse último encontro é promover um debate entre os cursistas sobre os entraves existentes em relação à execução do PNAE no município.
“É importante ressaltar a atuação do Ministério Público neste ano de 2011, no acompanhamento da atuação do CAE e na execução do PNAE no município. O promotor Julival Pires Rebolças colocou o PNAE e o Fundeb como suas prioridades”, indica Adenilde de Souza Dantas, presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Major João Teles, que também participou do módulo.