Início Educação Estudantes participam da primeira etapa da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Estudantes participam da primeira etapa da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

103
0

Ações têm como principal objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de preservar os recursos naturais

A algum tempo a temática ambiental vem se tornando um dos assuntos mais discutidos pela sociedade. Entender sobre o tema e saber como se conscientizar, tem se tornado um grande desafio para todos os cidadãos. E para fomentar ainda mais essas discussões estão sendo realizadas em todo o país conferências sobre o tema, com foco especial na preservação da água.

Para a Gestão Municipal de Nossa Senhora do Socorro, a preocupação com a temática ambiental está em evidência e para debater melhor o tema nas comunidades, as escolas municipais  de vários bairros estão participando da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Várias escolas do município estão engajadas no projeto e na manhã deste sábado, 14, os alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Neuzice Barreto Lima, participaram da primeira etapa da ação. Na oportunidade os estudantes produziram trabalhos como cordéis, paródias, poesias, entre outros, falando sobre a temática do meio ambiente.

Desde o mês de março os jovens vinham produzindo esse material, que foi apresentado na manhã deste sábado como etapa municipal da conferência, que terá ainda fases estadual e nacional.

Para o diretor do colégio, Robson  Anselmo, a temática ambiental tem uma dimensão humana  muito grande. “A escola precisa atuar na perspectiva de alterar as práticas do uso da água, do recolhimento do lixo, entre outros. Entendemos como uma dimensão ética a escola trazer temas como esses para a reflexão dos alunos, e a temática ambiental é algo estratégico para a sobrevivência imediata  da humanidade”, afirma o diretor.

Além das apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a preservação dos recursos hídricos. A palestra foi ministrada pela representante da Deso, Vanessa Sousa, que falou sobre a importância de debater como os jovens temas voltados ao meio ambiente. “Essa geração é a que mais deve se preocupar com a questão da água no futuro. Hoje ainda podemos abrir a torneira e ver água tratada, mas devido a poluição, não temos certeza de como será no futuro, então a partir daqui os estudantes irão tentar passar as informações que estão tendo acesso, a fim de garantir a manutenção desse bem vital à nossa sobrevivência”, relata Vanessa.

O representante da Escola Neuzice Barreto na etapa estadual, Allison Batista, falou sobre a relevância do tema. “Achei muito interessante tratar desse tema, pois se a gente for observar, a população está muito inconsciente daquilo que está fazendo, com relação a preservação dos recursos naturais. É importante essa conferência para acordar a população e os alunos para a importância de cuidar do meio ambiente e de um bem tão precioso, como a água”, alerta o estudante.

Além da Neuzice Barreto, as escolas Major João Teles, Honorina Costa, João Paulo II, José do Prado Franco, Coronel Gentil Daltro e João Garcez, também participaram da conferência.

Por: Wallison Oliveira

Fotos: Secom | Nossa Senhora do Socorro

Confira a galeria de fotos:

   

COMPARTILHAR