Cerca de 50 adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Lumiar participaram na última quinta-feira, 10, de um dia de lazer no Hotel Fazenda Boa Luz, localizado em Laranjeiras. De acordo com a coordenadora do Órgão, Polyana Ribeiro, o objetivo de proporcionar um momento de diversão aos jovens, como também proporcionar a aproximação entre eles e a equipe que atua no CREAS.
“Não adianta temos um local preparado e adequado para atender esses adolescentes, se não tivermos uma boa relação com eles. Por isso, estamos sempre procurando organizar eventos que os estimulem a frequentar regularmente o CREAS e que nos possibilite uma maior aproximação. Agradeço ao prefeito Fábio Henrique e à primeira dama Sílvia Fontes pelo apoio que sempre disponibilizam para que possamos realizar nossas atividades. Aproveito ainda para agradecer também à administração do hotel fazenda que liberou o passeio”, enfatizou Polyana Ribeiro.
Para a assistente social do CREAS Lumiar, Ingrid Lima, a ação é essencial para o grupo. “Essa é uma oportunidade que os jovens assistidos por nós têm de se conhecer melhor, de se envolver, de ter uma maior interação conosco. Além disso, é um momento único para muitos que não teriam no dia a dia a possibilidade de participar de uma atividade como essa”, disse.
A pedagoga do CREAS Maria Gilvanete de Moraes, classifica a iniciativa como fundamental. “Esse é um trabalho de extensão que ajuda bastante no tratamento de cada um dessas adolescentes. Um dia de lazer faz com que eles nos enxerguem de uma outra forma, um modo familiar e não apenas os profissionais que os atendem”, ressaltou.
Ícaro Barreto Mendes, de 18 anos de idade, morador do conjunto João Alves, participou do passeio e disse que espera outros dias como esse. “É muito bom ter um dia só para nós, onde podemos nos divertir, fazer novas amizades e estar mais próximo dessas pessoas que nos atendem tão bem e nos ajudam a ter uma vida melhor”, frisou.
“Um dia de lazer assim, em um lugar maravilhoso como esse nos deixa orgulhosos de fazer parte do CREAS, esse Órgão que faz tanta diferença em minha vida. Desde que comecei a participar dos atendimentos tudo melhorou para mim, me afastei de coisas ruins como álcool e drogas. Hoje participo de cursos e tenho responsabilidade”, destacou Everton Santana de Almeida, de 18 anos, morador do conjunto Parque dos Faróis.