A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro conseguiu inserir mais uma escola da rede municipal no Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. A Escola Rosalvo de Queiroz, no povoado Oiteiros, foi a escolhida e vai beneficiar 200 alunos. Elisa Teles, na Piabeta; José do Prado Franco, no conjunto Marcos Freire e Pedro Moreira, na Taiçoca de Fora, são as outras escolas da rede de ensino de Socorro que estão inseridas no programa.
“Esse é um projeto que faz com que o aluno fique na escola nos dois turnos. Pela manhã, ele estuda normalmente e à tarde (ou vice-versa) participa de atividades esportivas. É uma forma educativa lúdica que estimula o jovem a estudar e ao mesmo tempo se dedicar à prática da modalidade esportiva que da escolha dele”, explicou o secretário da Educação do Município de Socorro, Wellington Mangueira. “Uma escola de Laranjeiras não estava atendendo as especificações do programa, lutamos por essa vaga e conseguimos inserir mais essa escola”, acrescentou.
O prefeito do município, Fábio Henrique, já autorizou a utilização da quadra do Povoado Oiteiros para os alunos da Escola Rosalvo de Queiroz praticarem esportes. “O que prova o compromisso de Fábio Henrique com a educação e o incentivo ao esporte em Nossa Senhora do Socorro”, destacou o secretário.
Segundo ele, entre os objetivos principais do Programa Segundo Tempo estão a democratização do acesso ao esporte de qualidade, como forma de inclusão social, “ocupando o tempo ocioso da criança e adolescente, evitando expô-la aos riscos sociais como uso de drogas, gravidez precoce, prostituição, entre outros”, concluiu.
Wellington Mangueira agradeceu o apoio recebido do Secretário de Esporte do Estado, Maurício Pimentel. “O apoio dele foi fundamental para a inserção de mais essa escola socorrense do programa Segundo Tempo. O meu muito obrigado, em nome do prefeito Fábio Henrique e dos estudantes da rede municipal”, declarou.
Fique por dentro – O Programa Segundo Tempo é mais um projeto idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O Segundo Tempo se caracteriza pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional. O público-alvo do programa são as crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais.
Mais Educação – Além de ter quatro escolas da rede municipal inseridas no Programa Segundo Tempo, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro também mantém 19 escolas do município no Programa Mais Educação, que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Os estudantes dessas 19 escolas têm acompanhamento Pedagógico e participam de atividades relacionadas ao Meio Ambiente; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Educomunicação; Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica. Os alunos permanecem na escola em tempo integral.