A merendeira da Escola Municipal Professor Donald, localizada no loteamento Santa Cecília, em Nossa Senhora do Socorro, Maria da Conceição Ferreira Santos, foi uma das finalistas do Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O prato inscrito no concurso foi um cachorro quente à bolonhesa. De acordo com Maria da Conceição Ferreira Santos, trata-se de um alimento saudável, apetitoso e muito apreciado pelos estudantes. Fruto da criatividade e inovação, o surgimento da receita aconteceu na escola. “É um cachorro quente sem salsicha e teve uma boa aceitação por parte dos alunos”, comenta.
Para a merendeira, este reconhecimento é reflexo de um trabalho desenvolvido com amor e dedicação. Ela não disfarça a emoção ao comentar a respeito do cotidiano na Escola Municipal Professor Donald.
“Foi uma grata surpresa saber que a receita foi uma das finalistas em um concurso tão importante e que contou com a participação de profissionais de vários locais do Brasil. Na unidade de ensino eu faço o meu melhor e confesso que estou feliz com toda essa repercussão. O nosso foco é que as crianças tenham sempre uma boa alimentação”, diz, ao comentar que as nutricionistas realizam com frequência visitas e capacitações.
Maria da Conceição Ferreira Santos relembra que começou a trabalhar na Escola Municipal Professor Donald há dois anos e na época o apoio e orientação da merendeira Maria de Lourdes Santos, conhecida na comunidade como Dona Ziza, foram primordiais.
“Praticamente tudo que eu aprendi foi com ela e sou muito grata pela paciência e confiança”, reconhece.
Segundo Dona Ziza, a chegada da nova servidora foi motivo de comemoração. “Fiquei muito feliz ao saber que a cozinha estava em boas mãos. Lembro-me que Maria da Conceição sempre foi uma profissional dedicada e empenhada. Além disso, aprendia tudo em tempo hábil”, relembra.
A diretora, Andrea Maria Oliveira Teles Pinto, parabenizou a merendeira pela conquista e reforçou a importância do trabalho em equipe na unidade de ensino. “Um reconhecimento como este demonstra que a Escola Municipal Professor Donald acolhe os estudantes. As crianças adoram os lanches que Maria da Conceição prepara”, elogia.
Melhores Receitas da Alimentação Escolar
O concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção da alimentação saudável nas escolas públicas brasileiras.
O Concurso foi dividido em quatro etapas. Na primeira, Eliminatória, foram classificadas apenas as receitas cujas entidades executoras tivessem alcançado a pontuação mínima seis. A segunda etapa, Estadual, foi aberta a votação por meio do site do Concurso em que nutricionistas ligados ao FNDE e membros do Conselho de Alimentação Escolar votaram e selecionam até quatro receitas inscritas no seu estado para participar da etapa Regional.
Na terceira etapa, Regional, foram selecionadas cinco receitas mais bem votadas por unidade federativa, totalizando 135 receitas. Na quarta e última etapa, Nacional, as quinze receitas finalistas (três de cada região) foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por estudantes da rede pública de educação básica, um chefe de cozinha, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar e um representante de entidades públicas parceiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Merenda Escolar nas unidades de ensino de Nossa Senhora do Socorro
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece aos alunos uma merenda escolar variada, com alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Os cardápios são equilibrados, assim garantindo o atendimento à meta nutricional para que dessa maneira colabore no desenvolvimento das crianças.
Acompanhamento das nutricionistas
A nutricionista, Mariane Macedo informa que os cardápios são elaborados de acordo com as normas do FNDE. “Na Rede Municipal de Ensino contamos com 99 merendeiras. Frequentemente realizamos visitas às escolas e, na oportunidade, observamos o cumprimento do cardápio, das normas de boas práticas de manipulação, controle e organização de estoque e as demandas que vão surgindo”, explica.
Ainda de acordo com a nutricionista, é de extrema importância esse contato com as merendeiras. “Realizamos capacitações, algumas em parceria com a VBX Refeições. Além das formações, durante os treinamentos orientamos acerca da execução do cardápio, preenchimento de planilhas de controle de estoque e das fichas técnicas de preparo”, comenta, ao informar que os alimentos são de boa qualidade. “Compramos da agricultura familiar, trabalhamos com seis cooperativas”, finalizou.
Por: Lívia Lessa