10/04/2017 12:01

Alunos participam de atividades voltadas para a educação no trânsito

Alunos participam de atividades voltadas para a educação no trânsito Alunos participam de atividades voltadas para a educação no trânsito

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), através do programa ‘Arte na Escola’, vem desenvolvendo, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PFR), algumas ações preventivas para alunos da rede pública municipal, acerca dos conhecimentos voltados para a educação no trânsito.

Segundo a coordenadora do programa, professora Anúbia Melo, o objetivo das ações é ampliar os conhecimentos dos alunos a fim de despertá-los para os cuidados que devem ter no trânsito. “É uma proposta artístico-pedagógica, na qual estamos abordando um tema de forma macro, mostrando a violência no trânsito, as ações de gentileza, a prevenção e os cuidados que todos devem ter, seja na condição de pedestre ou de motorista. É sempre importante aproximar os alunos dessa temática, porque eles são multiplicadores de informação, estimulando os familiares e amigos para a prática correta das ações no trânsito”, explicou.

Na manhã desta segunda-feira, 10, as atividades de conscientização foram realizadas na Escola Municipal Profº Honorina Costa. “Os alunos puderam assistir a alguns vídeos sobre a violência no trânsito e uma palestra bastante interativa ministrada pela PRF. Eles gostaram muito e sempre interagiam com perguntas. É muito bom ter essas ações nas escolas, porque os alunos levam esses exemplos para casa, repassando para os familiares a maneira correta de agir no trânsito”, relatou a diretora Rosivânia da Silva.

Para o aluno do 2º ano do ensino fundamental, Vitor Barbosa, de 07 anos, a manhã foi de muito aprendizado e novas experiências. “Assistimos uns vídeos sobre acidentes no trânsito, onde vimos que muitas pessoas não têm cuidado e não respeitam os sinais e a faixa de pedestre. E isso está errado. Muitas pessoas podem morrer ou se machucar se não tiverem cuidado. Quando eu brinco na rua ou vou atravessar de um lado para outro, sempre olho antes, para saber se vem algum carro”, afirmou.

Quem também prestou atenção ao vídeo e às explicações dos policiais foi o aluno Mateus Vieira, 08 anos, que mostrou com entusiasmo o que havia aprendido nesta manhã. “Eles explicaram que temos sempre que usar algumas coisas que nos ajudam se tiver algum acidente no trânsito, como o cinto de segurança, no carro, e o capacete, se for de moto. É importante também estarmos acompanhados com algum responsável quando a gente for atravessar as ruas. Eu gostei do vídeo e agora já sei o que devo fazer para evitar acidentes”, disse.

 

COMENTÁRIOS

Verificação de segurança Digite no campo abaixo o que você vê na imagem
Obter outra imagem

© Copyright 2017. All Rights Reserved.