11/04/2017 12:23

Programa Nacional de Identidade Jovem é apresentado pela Prefeitura aos jovens socorrenses Programa Nacional de Identidade Jovem é apresentado pela Prefeitura aos jovens socorrenses

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju), realizou, na manhã desta terça-feira, 11 o lançamento do Programa Nacional de Identidade Jovem, no município, o qual irá beneficiar cerca de 18 mil jovens socorrenses.

Destacando a importância do programa para os socorrenses, o prefeito Padre Inaldo explicou os benefícios. “Temos que investir nos nossos jovens, porque queremos que eles tenham oportunidades para realizar várias atividades que irão enriquecer seus conhecimentos. Sabemos que muitos eventos esportivos e artísticos-culturais são relativamente caros e muitas pessoas não têm condições de ter acesso a eles, pagando o valor integral. Com esse programa, muitos jovens serão beneficiados e, consequentemente, nosso município será mais desenvolvido”, relatou.

Segundo o secretário da Semeltju, Francisco Carlos, o programa é uma oportunidade dos jovens terem acesso a diversos lugares e culturas, pagando meia-entrada ou até mesmo, em alguns casos, de forma gratuita. “O ID Jovem é um documento que vem oferecer a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e musicais, além de passagens gratuitas para jovens em viagens interestaduais. Aqui em Socorro quase 18 mil jovens têm direito ao ID Jovem e muitos não sabem, por isso o lançamos hoje aqui no município e nos próximos dias faremos os cadastros de todos que têm direito e se interessam pelo programa”, explicou.

Para o Secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, o ID Jovem é o maior e mais importante programa social na atualidade do Governo Federal. “O programa foi implantado recentemente, em dezembro do ano passado, e irá beneficiar mais de 15 milhões de jovens em todo o Brasil. Além dos benefícios mais comuns, como meia-entrada ou gratuidade em eventos artísticos-culturais e viagens, os jovens que participam do programa não precisarão pagar a taxa para realizar o Enem. O Governo Federal está estudando outros benefícios para o ID Jovem e vem cobrando de órgãos fiscalizadores, como o Procon, que observem se esses direitos estão sendo de fato concretizados”, informou.

Quem aprovou o programa foi o estudante, Pedro Pereira, de 19 anos, que resumiu na palavra ‘oportunidade’, os benefícios do ID Jovem. “Muitos de nós não temos condições de viajar ou de simplesmente prestigiar apresentações em teatros ou filmes no cinema, porque são muito caras as entradas. Tenho muitos colegas que têm talentos de dança, mas não podem competir em outros estados. Com esse programa, teremos oportunidades para fazer tudo isso”, agradeceu.

Como participar do ID Jovem

Têm direito ao documento (ID Jovem) que dá acesso à meia-entrada ou à gratuidade, jovens de 15 e 29 anos, que possuam renda familiar de até dois salários mínimos e sejam cadastrados no CadÚnico do Governo Federal.

“Esse jovem pode realizar o cadastramento pelo site do ID Jovem ou através do aplicativo no celular e poderá usufruir desses benefícios. Se preferir, eles também poderão se dirigir à Sede da Semeltju, que fica localizada no Sesi do Marcos Freire I, para realizar esse cadastramento. Ainda estamos fazendo a programação e em breve informaremos quando iremos iniciar as inscrições”, concluiu o secretário Francisco Carlos.

Presenças

Estiveram presentes no evento: o vice-prefeito, Roberto Vagner; os secretários da Smap; do Trabalho; da Semcult; a secretária adjunta da educação; o coordenador estadual da juventude; estudantes da rede municipal e o presidente do conselho de pessoas com deficiência do município.