12/04/2017 10:45

Saúde em foco: Em 100 dias prefeitura busca melhorias e investimentos para aprimorar os serviços de saúde Saúde em foco: Em 100 dias prefeitura busca melhorias e investimentos para aprimorar os serviços de saúde

Quando falamos em cuidar bem da nossa gente, não podemos esquecer da importância que tem oferta de uma saúde de qualidade para todos. Logo em seus primeiros dias como prefeito Padre Inaldo buscou atrair para Nossa Senhora do Socorro investimentos importantes nesse segmento.

O primeiro deles foi realizado durante o Encontro de Gestores Públicos de Sergipe, onde na ocasião o prefeito solicitou, junto ao Ministério da Saúde, que sejam viabilizadas as execuções de projetos como os dos Centros de Especialidades e de Reabilitação.

O custo inicial previsto, para construção do Centro de Especialidades, é de R$4 milhões, sendo R$2,5 milhões para a construção é um milhão e meio de reais para investir na parte mobiliária. Já o Centro de Reabilitação custará R$5 milhões. “Esses Centros serão um avanço para a saúde pública em nosso município, tendo em vista que eles ampliarão os serviços para aqueles que mais necessitam.

A população precisa ter um atendimento de qualidade, que realmente traga resultados positivos e é isso que estamos buscando”, afirmou o prefeito, Padre Inaldo. A construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Socorro, também já está em andamento e será entregue ainda este ano à população.

Com muito empenho e trabalho a Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu reativar a prestação de serviços de odontologia em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas no Loteamentos Santa Cecília, Santo Inácio, Parque São José, Povoados Calumbi, Guajará, Conjuntos Jardim, Albano Franco, Parque dos Faróis, Marcos Freire I (Gervásio Reis e Maria Helena), Mutirão e Conjunto João Alves Filho, além da UBS do Povoado Taiçoca de Dentro e CEU. As reativações foram conquistadas graças às ações de substituição e manutenção de aparelhos, além da aquisição de insumos para estas unidades.

Outro importante incremento na área da saúde foi a parceria firmada entre a Gestão Municipal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graças a esse convênio professores e estudantes da UFS atuarão no município, com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade em setores como a educação, saúde, assistência social e demais áreas, promovendo mais cidadania aos socorrenses.

Nestes primeiros 100 dias de gestão iniciamos ainda a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Atualmente uma unidade do NASF está em funcionamento no município, mas o objetivo da gestão é efetuar a instalação de quatro pólos de atendimento, garantindo atendimentos multidisciplinares aos cidadãos. Nesses pólos são realizados disponibilizadas consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e também assistentes sociais, além de equipes móveis que atendem os pacientes em suas residências.

A Prefeitura, através da SMS, está inovando também em novas técnicas cuidado, a exemplo do tratamento de curativo à laser. O procedimento tem o objetivo de proporcionar uma resposta mais rápida e efetiva na recuperação de pacientes acamados e que sofrem com feridas crônicas. Também está presente nessa lista de inovações o Programa “Melhor em Casa”, que é fruto dos esforços da atual gestão e do apoio concedido pelo Ministro da Saúde, em sua último visita ao estado de Sergipe. O programa está em fase de implantação e em breve passará a atender os pacientes socorrenses.

Nesse período a SMS intensificou as ações da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Saúde, através das visitas domiciliares realizadas pelos dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias às residências, todo esse esforço teve como principal objetivo de combater os casos de Dengue, Zika e Chikungunya no município, além de dar celeridade à marcação de consultas e exames para os pacientes.

Foram ampliadas também as ações da Vigilância Sanitária, através de ações de inspeção em supermercados, feiras livres, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais em Socorro, a fim de combater as irregularidades do setor e garantir a qualidade da prestação de serviço para os cidadãos.