Devido a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas para evitar a proliferação do vírus. Porém, com planejamento e compromisso com o desenvolvimento da educação em Socorro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retomou às aulas, de forma remota, garantindo a aplicação das metodologias para conclusão do ano letivo de 2020 e início do ano letivo de 2021.
Se para os alunos, de modo geral, as aulas remotas apresentam desafios, devido a utilização das tecnologias, para os que necessitam de um atendimento especializado esse obstáculo se torna maior. No entanto, com organização e profissionais capacitados a Semed atua de forma intensa atendendo os alunos com deficiência, por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE).
Os atendimentos realizados pelo NAEE compreendem diversas áreas de atuação da educação inclusiva, entre elas, a Estimulação Essencial que consiste no trabalho precoce em incentivar as habilidades das crianças com deficiências a partir do diagnóstico, prevenindo dificuldades futuras na vida social, além do desenvolvimento da autonomia.
Para proteger os alunos e profissionais que atuam no Núcleo, os atendimentos presenciais também precisaram ser interrompidos, porém, continuam sendo realizados de forma virtual. Estão sendo atendidas as crianças de 2 a 6 anos, matriculadas na Rede Municipal, com Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Deficiência Motora e Síndromes.
“Uma experiência desafiadora que nos remete a intensificar a criatividade, lidar com emoções e utilizar tecnologias acessíveis ao contexto familiar. As aulas acontecem uma vez por semana com duração de 30 minutos através de chamada de vídeo. Outro momento é de orientação familiar onde tiramos dúvidas sobre atividades ou direcionamos para um trabalho socioemocional necessário para o momento vivenciado. Muitas são as dificuldades, principalmente o acesso a internet, porém as famílias dos alunos atendidos têm se empenhado em colaborar e se fazer presente no dia e horário marcados, bem como, na colaboração com as orientações e acompanhamento durante o atendimento”, ressalta a professora, Rosa Karla, que atua com a Estimulação Essencial do NAEE.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, esse é um recurso de importância vital para a inclusão de crianças e adolescentes, dessa forma, os alunos conseguem superar as dificuldades impostas pelas deficiências. “O atendimento educacional especializado é uma das referências da Semed e, como tal, nesse momento de tamanha complexidade para a oferta dos serviços educacionais, garante às famílias um suporte qualificado”, destaca.