Ação teve como principal objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti na região
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou na manhã desta quarta-feira, 04, a primeira caminhada do Mutirão da Cidadania, ação que tem como objetivo promover o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A caminhada levou informação para os moradores do Conjunto Marcos Freire III e do loteamento Novo Horizonte, alertando sobre os cuidados para eliminação de focos e criadouros do mosquito, a fim de reduzir os índices de infestação na localidade.
O evento contou com a participação das crianças do pré-escolar até o 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Eduardo Viana e Manuel Cunha, que juntamente com as equipes de profissionais das secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMMA), Educação (SEMED), Infraestrutura (Seminfra), Guarda Municipal, SMTT e Saúde (SMS), visitaram as residências e conscientizaram os moradores do Loteamento Novo Horizonte quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
Segundo a psicóloga Lenilda Aragão, o acompanhamento com as crianças é fundamental para criar um pensamento crítico. “Realizamos essa caminhada para conscientizar a população sobre os riscos à saúde da população, causados pelo mosquito transmissor da Dengue. Intensificamos as ações nas escolas, porque as crianças aprendem ali e passam para os pais, então a educação de como tratar e se defender do mosquito já começa dentro das salas de aula. Às vezes em casa as crianças não dão ouvidos aos pais, então nós executamos essas ações até com um teatrinho, para intensificar esse conhecimento”, ressaltou.
Já para Taciana Santos Albuquerque, que é coordenadora da vigilância epidemiológica de Nossa Senhora do Socorro, destacou a importância do trabalho articulado entre as secretarias. “Afinal essa luta de combate ao mosquito transmissor da Dengue precisa da colaboração de todos. Ela envolve vários setores da administração, a população e as crianças, porque são elas que levam as informações pra casa e podem ajudar a educar os próprios adultos”.
Profissionais e estudantes visitaram as residências vistoriando possíveis pontos de criação do mosquito e passando conhecimentos importantes para a população, a exemplo de não deixar acumular água parada e o devido descarte do lixo. “As crianças foram instruídas e foram às casas levando esse conhecimento sobre a prevenção e o cuidado que tem que ter com o mosquito. Mesmo com a coleta seletiva sendo realizada rotineiramente, ainda vemos muito lixo jogado nas ruas, então temos que começar a desenvolver nos cidadãos a consciência de que o lixo tem que ser jogado no carro do lixo e não na rua”, complementa Taciana.
A aluna do 5º ano Luciene Silva Souza, participou da caminhada e confirmou a necessidade de ações como estas nas comunidades. “Eu gostei dessa caminhada porque falamos da Dengue para as pessoas, pois esse é um assunto muito sério no Brasil. E ficamos sabendo que cada vez que a água fica parada os mosquitos se proliferam mais e causam mais danos para a sociedade”.
Os diretores das escolas que participaram da caminhada se envolveram de forma direta na campanha. Segundo Barbara da Silva, diretora da Escola Municipal Manoel Cunha, a localidade foi a escolhida para receber o mutirão em virtude do alto índice de infestação registrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). “Na nossa região o foco está bastante alto, então nós aproveitamos e unificamos as secretarias para fazer um trabalho que traga melhorias para a população e nada melhor integrar as crianças nesse trabalho, para repassar essas informações, afinal elas são multiplicadoras de informação”.
Por: Lucas Rolemberg
Fotos: Edilson Menezes