Início Agricultura Prefeitura de Socorro atende anseio da comunidade e inaugura nova praça no...

Prefeitura de Socorro atende anseio da comunidade e inaugura nova praça no conjunto João Alves

Idealizar projetos que promovam a sustentabilidade, bem como o cuidado com o meio ambiente, as cidades e a população de modo geral é dever de toda gestão pública. Pensando nisso, a Prefeitura de Socorro por meio da Secretaria municipal de infraestrutura (Seminfra), em parceria com a Secretaria municipal de assistência social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), inaugurou na noite desta quarta-feira, 3, no Conjunto João Alves, uma nova praça para a comunidade.

Construída com recursos do próprio município, a praça foi feita em aproximadamente 15 dias e ocupa um espaço onde por longos anos serviu para descarte irregular de lixo. Presente na inauguração o Prefeito Padre Inaldo falou da satisfação de iniciar mais uma gestão presenteando a comunidade. “Hoje é um momento especial para a comunidade aqui do João Alves, próximo a escola Leonel Brizola, onde mesmo o carro da coleta de lixo passando todos os dias as pessoas insistiam em jogar lixo aqui, deixando um aspecto feio e, claro, ocasionando o aparecimento de doenças. Agora com essa praça, além da gente eliminar esse problema do descarte do lixo, proporcionamos a todos um novo espaço de lazer. Um lugar onde as crianças poderão brincar e todos agora tem um espaço de convivência. Desejamos que a comunidade se junte a nós cuidando dessa praça”, pontuou Padre Inaldo.

Moradora da comunidade há mais de 27 anos, dona Josinalva Lima falou da satisfação de ter um lugar cuidado em frente a sua residência. “Eu moro aqui há muitas anos, o povo jogava de tudo aí nesse espaço, todo tipo de lixo, móveis velhos, coisas do dia a dia, animal morto, de tudo. Graças a Deus, lutamos junto a Prefeitura e hoje podemos ver essa maravilha onde a gente vai poder sentar e ter uma conversa com amigos, as nossas crianças poderão brincar, tem até lugar para ração dos bichinhos de rua. A praça ficou uma maravilha, não temos o que falar somente agradecer por essa benção bem aqui na porta de casa”, afirmou.

Responsável direto pela obra, o secretário de infraestrutura, Eliel Lima, destacou que o tempo Record para entrega da praça se deu pelo fato de trabalhar com os próprios servidores da prefeitura, além de materiais mais em conta que contribuíram para um menor custo da obra. “Uma obra simples com investimento de aproximadamente 30 mil reais, com a parte de passeio, grama, os bancos nós fizemos com manilhas que gera um custo menor e é mais difícil de ser quebrada, também fizemos arborização com instalação de um balanço para as crianças, essa é uma obra com custo relativamente baixo, já que foi toda realizada com as equipes da própria Prefeitura. Esse é o nosso jeito de respeitar a população que confia no nosso trabalho, que depositou seu voto e espera que a gente trabalhe em prol de cuidar da cidade e assim estamos fazendo, entregando um equipamento como esse que promove um bem social muito grande”, destacou.

Espaço Hermione

Um dos grandes destaques da obra foi a instalação de um suporte para água e ração com o intuito de alimentar os animais de rua. O denominado “espaço Hermione” foi pensado após uma moradora perder sua gata de estimação e perceber que ela poderia estar perdida nas ruas da cidade, sem comida, como muitos outros animais. “Pensando nesses bichinhos que vagam pelas ruas sem os cuidados necessários, nós vimos a possibilidade de um espaço onde eles possam encontrar todos os dias água e ração, uma iniciativa que visa fomentar na comunidade esse cuidado com os animais que precisam também da nossa atenção”, destacou Eliel Felipe.

Nascido e criado nas redondezas do antigo lixão, agora a nova praça, Eduardo Oliveira, 19 anos, afirma que a obra chega para beneficiar a todos. “Ter aqui nesse espaço uma praça sempre foi um sonho para a nossa comunidade, como o pessoal descartava lixo aqui era cheio de muito mosquito, coisa ruim que passava doença. Eu mesmo já tive dengue e toda minha família teve chikungunya, com certeza dos mosquitos que ficavam aqui. Então, agora a gente tem esse espaço maravilhoso de laser e só pedimos a comunidade que cuide desse espaço que é nosso”, disse Eduardo.