Durante a manhã desta segunda-feira, 06, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio de uma ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), intensificou a ação para a retirada de animais soltos em vias públicas do município.
Em cada operação, são apreendidos cerca de 15 animais de grande porte, especialmente cavalos, e para a ação, é usado um caminhão boiadeiro, que circula por diversas regiões do município.
Ao serem apreendidos, os animais são encaminhados para a SMAP, que fica localizada na sede do município. ” Quando chegam aqui no curral de apreensão, os animais recebem os cuidados dos veterinários e servidores. O prazo para a retirada é de dez dias, e para reaver o animal, o proprietário precisa pagar uma taxa no valor de R$ 30, 00, além de mais R$ 20,00 por dia. Em caso de reincidência, o valor é dobrado e se for apreendido três vezes ou mais,.
o animal é encaminhado para uma lista de adoção, que é feita de forma criteriosa”, disse o secretário de Agricultura, Irrigação e Pesca, David Lopes
De acordo com o coordenador de fiscalização da SMTT, Márcio Ferreira, animais soltos em vias públicas representam riscos aos cidadãos. ” A soltura de animais coloca em risco a vida de motoristas e pedestres. Esse trabalho minimiza os riscos de acidentes e a proliferação de doenças e transtornos à população”, afirma.