A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciou na manhã desta segunda-feira,17, o Seminário da Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado até a próxima sexta-feira, 21, no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS), localizado no conjunto Marcos Freire I.
O seminário é uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação dos operadores do sistema de garantia do município, a exemplo do Conselho Tutelar e dos representantes das secretarias municipais.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Michelle Marry, a ideia do seminário surgiu da necessidade de articular a rede sobre o sistema de garantia de direitos. “Para atender as necessidades foi pensado esse seminário com os membros da saúde, educação, esporte e assistência, que são operadores do sistema de garantia de direitos, e qualificando a rede, consequentemente prestaremos um melhor serviço para as crianças e adolescentes do município”, relata.
Na oportunidade, a secretária de Educação, Josevanda Franco, destacou a importância do seminário com foco no fortalecimento do sistema de garantia para promover a articulação entre os setores. “A educação constitui um dos pilares do sistema de garantia e evidentemente estamos sempre disponíveis para que possamos contribuir com o fortalecimento do sistema. Toda criança e adolescente precisa estar na escola, e isso é um direito assegurado pela constituição e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), então todo evento que venha fortalecer, assegurar, garantir e promover a defesa do direitos da criança e do adolescente a educação precisa e deve participar”, afirma.
Um dos conselheiros que participou do evento foi Wendel Santos, que falou sobre a importância do mesmo. “Esse evento é de suma importância para nós conselheiros e para todos aqueles que fazem parte da garantia do direito da criança e do adolescente, pois irá trazer bastante conhecimento e contribuir com o atendimento das crianças e adolescentes do município”, disse.
O diretor da Comunidade de Atendimento Socioeducativa Masculino (Casem), Rodrigo de Oliveira, destacou a importância do seminário para os internos. “Os adolescentes que estão no Casem futuramente terão a liberdade e aqui fora eles precisam desses direitos de garantia para dar continuidade na vida de forma digna e honesta. O Casem é um aprendizado e proporciona uma reflexão para o futuro, e esse seminário é mais uma forma que encontramos de levar mais informações sobre esses direitos”, detalha.
|
|
Início
Assistência Social Prefeitura de Socorro promove seminário sobre direitos da Criança e do Adolescente