Início Assistência Social Prefeitura de Socorro realiza caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate...

Prefeitura de Socorro realiza caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate a AIDS e ao Dezembro Vermelho

Na manhã desta quarta-feira, 1°, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu a conscientização e animação em uma só ação: uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS e ao Dezembro Vermelho, uma mobilização de luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante a atividade, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, e mensagens de incentivo à prevenção das ISTs foram ressaltadas durante toda a caminhada.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria Municipal de Assistência (SMAS), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS). O objetivo da ação foi conscientizar a população a respeito da prevenção das ISTs, ressaltando os serviços ofertados pela Prefeitura de Socorro, como a disponibilização de preservativos e testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A caminhada foi uma mobilização educativa. “A importância dessa caminhada é falar com alegria, para incentivar uma excelente qualidade de vida, que toda população deve ter diante das Infecções Sexualmente Transmissíveis. E hoje o alerta é para a prevenção ao HIV, no dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Ressaltamos sobre o diagnóstico precoce e as diversas formas de prevenção, principalmente o uso dos preservativos.”, ressalta a gerente do Programa Municipal de IST/ AIDS e Hepatites Virais, Elisângela Goes.

A vendedora Josiane Souza, de 48 anos, acompanhou toda a caminhada. O motivo da presença e satisfação de Joseane na ação, segundo ela, foi devido à importância e necessidade de discutir e conscientizar as pessoas a respeito do tema. “Achei uma ótima ação, muito divertida, nem observei o tempo passar. Essa iniciativa da Prefeitura de Socorro é muito importante para trazer um alerta à população a respeito tanto da prevenção quanto da transmissão das infecções, para que assim, exista a quebra do preconceito com as pessoas que são portadoras de alguma IST”, disse Josiane Souza.