Início Agricultura Prefeitura realiza palestra sobre o uso de drones na agricultura

Prefeitura realiza palestra sobre o uso de drones na agricultura

Nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), em parceria com a Empresa PrecisãoTec, realizou uma palestra com foco na redução de custos e aumento da produtividade na agricultura, abordando a aproximação do trabalhador rural da tecnologia, além do uso de drones como aposta nas lavouras e a ferramenta para trazer maior eficiência na gestão rural.

O encontro contou com a participação do secretário de Agricultura, David Lopes, do gestor do Núcleo de Operações com Drones da Polícia Militar de Sergipe (PM), Major Clarkson Brito, da Engenheira e aluna em residência de Ciências Agrárias, Ana Santos, do secretário de Meio Ambiente, Samir Felipe, e do secretário de Cultura, Natan Reis.

Ana Santos foi a palestrante do evento e, de acordo com ela, o objetivo do encontro foi demonstrar um pouco da tecnologia existente no estado de Sergipe aos pequenos produtores. “Nós queremos mostrar que é possível adotar tais tecnologias, que não é exclusivo apenas para os grandes produtores. E com este equipamento de previsão, é possível reduzir custos e impacto ambiental”, avaliou Ana.

Comparado com outras formas de produção, a utilização deste equipamento pode ser feita desde o plantio até a colheita, contribuindo em um monitoramento mais preciso e um estudo detalhado de níveis em determinadas áreas. “O produtor rural terá acesso a todos os dados e informações que precisa para fazer o gerenciamento de toda a área. Além de melhorar a produtividade, e aumentar a segurança dos trabalhadores”, apontou Ana.

O secretário de Agricultura, Davi Lopes, destacou que esta nova tecnologia irá renovar as produções dentro da agricultura de precisão. “Esta é uma forma de aprimorar nossas habilidades, de vislumbrar o futuro. A utilização de drones na agricultura não é algo ‘de outro mundo’, aqui em Sergipe já utilizamos, então, este momento é muito importante para a nossa secretaria”, ressaltou.

Na oportunidade, o Major da Polícia Militar de Sergipe (PM), Clarkson Barreto, explica que é necessário ter consciência de que o drone é uma aeronave. E como uma aeronave, este equipamento está sujeito à toda norma aeronáutica. “Existe toda uma legislação por trás, pois ela é uma aeronave igual a um helicóptero, por exemplo. Então o piloto tem que ser habilitado, a nave precisa ser registrada. É importante saber que qualquer operação de voo com o drone pode vir a gerar um risco e o foco principal é que toda a operação seja segura”, explicou.

PRESENÇAS

Além do secretário do município, David Lopes, também estiveram presentes o gestor do Núcleo de Operações com Drones da Polícia Militar de Sergipe (PM), Major Clarkson Brito; a Engenheira e aluna em residência de Ciências Agrárias, Ana Santos; o secretário de Meio Ambiente, Samir Felipe; o secretário de Cultura, Natan Reis; o secretário de Agricultura de Estância, Thiago Menezes; Ricardo Sobral, secretário de Agricultura de Japaratuba; e Márcio Sá, Assessor técnico, que esteve representando o secretário de Agricultura de Riachuelo, Paulo Cesar. Além de Márcio Matos e Wanderlley Pinheiro, da Precisão Tec, e do empresário do Agro Negócio, Zé Franco.