A Secretaria Municipal da Educação realizou nesta terça-feira, 28, a entrega dos certificados para os cursistas da 1ª turma do Módulo de Competências Básicas do Programa Formação pela Escola. O evento aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença do prefeito Fábio Henrique, de secretários municipais, vereadores e representantes da coordenação estadual do programa. O objetivo do curso, que teve duração de 40 horas e foi direcionado a profissionais de ensino, técnicos, gestores, membros de conselhos e representantes da comunidade escolar e local, foi mostrar onde e como são aplicados os recursos da Educação Básica, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Formação pela Escola iniciou no dia 9 de outubro e foi encerrado no dia 17 de novembro. No decorrer dos encontros, os cursistas apresentaram diversas sugestões que contribuirão para a efetivação das ações do programa a exemplo da importância de trazer o cidadão para dentro da escola. Ao final do curso, os participantes apresentaram sugestões para a criação de novos programas, a exemplo do “Dinheiro direto na escola”; “Como manter a transparência e a participação de todos na gerência dos recursos e ações destinados à melhoria do ensino”; “Programa nacional do livro didático no contexto escolar”; “PDE- A burocracia enfrentada pela escola no uso dos recursos do PDE e FNDE e a comunidade escolar: Incentivo para atingir uma alimentação qualitativa e saudável na escola”.
Durante o evento, o prefeito Fábio Henrique destacou a importância do programa e falou sobre a estima que tem pela Secretaria da Educação. “Tenho muito carinho pela Educação, que tem sido carro chefe das ações da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Esse é um momento muito importante, pois, dos 40 cursistas que iniciaram, 27 estão recebendo hoje o certificado, comprovando a dedicação e o empenho em participar dessa capacitação para melhorar a qualidade dos serviços que prestam às crianças, jovens e adultos socorrenses. Parabéns a todos os que fizeram parte do curso por adquirir o maior patrimônio do mundo, que é o conhecimento”, ressaltou.
O secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, comentou sobre o curso. “Esse é um momento histórico, onde 27 profissionais e integrantes da população puderam realizar o desenvolvimento do ideal pedagógico. Temos que nos unir, participar dessas capacitações para que consigamos avançar cada vez mais na área em que atuamos. Fico muito feliz por ter novos agentes propulsores de uma nova lógica na educação socorrense”, enfatizou.
“Ao aderir ao programa, o prefeito Fábio Henrique deu um grande passo para uma educação transparente e democrática. É uma satisfação poder contar com um grupo de cidadãos informados sobre o que temos e o que recebemos, para juntos podermos construir uma educação de qualidade”, frisou a coordenadora municipal do Formação pela Escola, Geise da Paixão.
Os integrantes do Programa demonstraram satisfação por ter participado da capacitação. “O curso foi de extrema importância para a secretaria e como faço parte do grupo técnico dessa pasta, como também do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), é importante não só para nós que trabalhamos na Educação, mas, também , para a população. Foi prazeroso participar dele, principalmente pelo apoio que nos foi proporcionado por Geise da Paixão”, afirmou o técnico da secretaria municipal da Educação, José Conrado Torres.
“Socorro está de parabéns pela iniciativa. Trabalho em outro município e não noto nele a vontade que a administração socorrense tem em capacitar seus funcionários, principalmente os professores. É fundamental estarmos nos renovando e aprendendo coisas novas. O prefeito Fábio Henrique está de parabéns por ser tão atuante e por saber escolher tão bem o secretariado, a exemplo de Welliington Mangueira”, salientou a pedagoga Anick Denielle Bezerra.