Início Educação Secretaria Municipal de Educação e Apae Socorro realizarão atividades alusivas ao Dia...

Secretaria Municipal de Educação e Apae Socorro realizarão atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

478
0

A Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora do Socorro atende mais de 80 alunos com autismo

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Apae Socorro, realizarão nesta semana diversas ações alusivas à data.  Na manhã da terça-feira, 02, os técnicos da Semed e os professores do Atendimento Educacional Especializado realizarão panfletagem nas imediações das unidades de ensino, na quarta-feira, 03, às 08h, acontecerá, no auditório do Centro Estadual Profissionalizante Prof. Neuzice Barreto de Lima, uma mesa redonda com o tema “Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico, Tratamento, Intervenção e Direitos”. Já na quinta-feira, às 8h30, a Câmara Municipal de Nossa do Socorro, promoverá uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo.

As iniciativas têm como objetivo promover a conscientização acerca da importância da inclusão e da eliminação do preconceito. A Rede Municipal de Ensino atende a 81 alunos.  “O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) conta com profissionais altamente preparados. A equipe é formada por psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogos e psicopedagogo que prestam o atendimento aos alunos de acordo com as suas necessidades”, disse a assessora técnica, professora Sandra Baldin. “Tanto no NAEE, quanto nas salas de recursos multifuncionais o acompanhamento é feito a partir de abordagens como da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Ensino Estruturado para Alunos com Autismo (Teacch)”, complementa a educadora.

A secretária de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, reforça a importância da inclusão. De acordo com ela, o trabalho realizado pela Semed tem como objetivo assegurar às crianças e aos adolescentes o direito de escolarização em um ambiente inclusivo. “O autismo é um tipo de transtorno que durante muito tempo não foi reconhecido. É necessário que as famílias e sociedade tenham a consciência da importância não só diagnóstico, mas entender  como a criança pode ser cuidada e tratada de forma que permita o seu desenvolvimento. Quanto mais realizamos ações de conscientização, mais asseguramos os direitos dos autistas. Com esse intuito, que a Semed procura levar essas discussões nos diversos segmentos da sociedade”, destaca Josevanda Mendonça Franco.

Ainda de acordo com Josevanda, é preciso garantir o acesso, a permanência e o sucesso das crianças e adolescentes no espaço escolar. “A  Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro cumpre as determinações legais e doutrinárias. Procuramos promover a melhoria da prestação de serviços educacionais, no âmbito da educação na perspectiva inclusiva. Estamos trabalhando na implementação do Currículo Funcional Natural (CFN)” , explica a secretária, ao informar que o CFN leva em consideração a necessidade individual do aluno com deficiência.

Autismo

O autismo é considerado um protótipo de uma série de distúrbios do neurodesenvolvimento conhecidos como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se manifesta precocemente e afetam habilidades de comunicação, comportamento e interação social.  Alguns sinais de TEA são perceptíveis, tais como: criança brinca ou usa brinquedos de maneira incomum, dificuldade de se relacionar com pares, hiperatividade ou muita passividade, choro ou riso em momentos inapropriados, sensibilidade a alguns sons, fala com dificuldade ou ausência da fala, dificuldade em lidar com mudança da rotina e falta de consciência do perigo.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a data 02 de abril como o Dia de Conscientização do Autismo. O propósito é que os familiares, governos e sociedade em geral discutam acerca do autismo e reafirmem o compromisso de promover a inclusão e defesa dos direitos fundamentais, tais como saúde, educação, lazer, liberdade e respeito.

Por: Lívia Lessa

COMPARTILHAR