Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza ação educativa sobre o autismo

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação educativa sobre o autismo

51
0

 

Durante todo o mês de abril é desenvolvida a campanha Abril Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com o objetivo de disseminar informações, e assim reduzir o preconceito existente na sociedade, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Marcos Freire I, uma ação educativa que contou com a distribuição de folhetos informativos sobre o TEA.

 

A ação foi mediada pela cirurgiã-dentista e especialista na área de atendimento odontológico de pacientes com deficiências, Bruna Calado. Além dos folhetos informativos, a profissional também realizou um bate-papo com os pacientes que estavam na sala de espera do CEO. “Aproveitamos o mês alusivo ao autismo para conversar com a população, falar sobre essa condição que é tão presente e próxima a todas as pessoas, com o intuito de diminuir a falta de conhecimento sobre o TEA. No bate-papo foi possível identificar pessoas que têm filhos ou parentes próximos portadores do autismo. Por isso, o bate-papo foi tão importante, pois a informação possibilita um maior acolhimento. Foi uma ação bastante prazerosa”, enfatiza a cirurgiã-dentista, Bruna Calado.

 

O gerente do CEO, João Lima, destaca a importância da ação. “Essa ação é a primeira de várias outras que irão acontecer durante o ano de 2023. Começamos com o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem uma grande relevância e precisa ser discutido para ampliar o conhecimento. Ao final da ação, percebemos uma aceitação muito positiva da população”, disse o gerente.

 

José Admilson Pereira é paciente do CEO e estava na sala de espera aguardando o atendimento quando foi surpreendido com a ação. Ele é pai de uma criança autista e ressalta que o conhecimento obtido hoje fará diferença na rotina diária com o filho. “É muito importante participar de palestras como essa, porque eu tenho um filho com autismo, e é bom escutar informações para que a gente possa entender mais sobre o tema e melhorar o convívio”, destaca José Admilson.

COMPARTILHAR