Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre execução do teste rápido para...

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre execução do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C

Com o objetivo de capacitar os profissionais e aprimorar as técnicas de execução para a realização do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, nesta terça-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reuniu os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para uma capacitação voltada a atualização dos protocolos da execução do teste rápido. A capacitação foi ministrada nos períodos da manhã e da tarde, de forma teórica e prática, com o intuito de enfatizar as técnicas e facilitar a assimilação das informações repassadas.

Além da execução, também foram ressaltadas informações cruciais para garantir que o resultado dos testes seja preciso e não haja falsos resultados, a exemplo do armazenamento adequado dos testes, uso das pipetas para detecção de cada infecção, quantidade de gotas de diluente e o tempo necessário para confirmação do resultado. Associado ao teste rápido, na capacitação foi orientado a respeito do uso e recomendação dos antirretrovirais, como a Profilaxia Pré-Exposição (PREP) e a Pós-Exposição (PEP).

Para facilitar o processo após a realização do teste, a capacitação também chamou a atenção dos enfermeiros para as orientações que devem ser dadas aos pacientes. “Orientar o paciente é fundamental. Quando o resultado dá reagente, algumas pessoas ficam desesperadas, por isso, é necessário reforçar que existe tratamento e algumas infecções podem ser curadas, como a sífilis, ou se tornar indetectável, ou seja, não transmissível, como o HIV. O paciente precisa sair da Unidade sabendo para onde ir, onde buscar tratamento e o que deve ser feito naquele momento. No caso dos pacientes que não têm resultado reagente para IST’s, eles também precisam ser orientados a continuar a prevenção, seja por meio do uso do preservativo em todas as relações sexuais ou evitando a contaminação com perfurocortante, a exemplo do uso individual de materiais utilizados em salões de beleza, como o alicate de unha”, disse a enfermeira do CTA, Yna Maria.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilton Rezende, Clara Sobral, participou da capacitação e destacou a importância da atualização para os profissionais da saúde. “É muito válido que haja atualizações como essa, pois assim, relembra as informações para os profissionais, evita possíveis erros e otimiza a assistência ofertada aos pacientes. Eu gostei muito, acho fundamental manter os profissionais atualizados e capacitados, algo que o município se preocupa e sempre está fazendo”, disse a enfermeira.