Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre o Projeto TeleNordeste para médicos...

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre o Projeto TeleNordeste para médicos e gerentes das UBS

35
0

Há cerca de um mês, o município de Nossa Senhora do Socorro recebeu os representantes e aderiu ao Projeto TeleNordeste, que tem o objetivo de disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as teleconsultas com especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. As teleconsultas funcionam via sistema, e será mediada pelo médico da UBS. Sendo assim, na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o 1º ciclo das capacitações com os gerentes e médicos das Unidades.

Serão três ciclos de capacitações. Nessa primeira etapa, os profissionais receberam as orientações para manuseio do sistema. Além de acompanhar a consulta, o médico também precisa ter o conhecimento para entender como funciona o sistema, a exemplo das marcações. O TeleNordeste oferece cinco especialidades, sendo elas: endocrinologista adulto e infantil, cardiologista, neurologista adulto e infantil, fisiatra, psiquiatra adulto e infantil, médico da família e nutricionista.

O apoiador institucional, Diego Moreira, destaca a importância da capacitação. “Precisamos capacitar os profissionais para que eles saibam fazer os registros e as consultas de forma correta. Na capacitação, apresentamos o passo a passo de como dar início às atividades no sistema. Além desse treinamento de hoje, os profissionais também receberão uma capacitação online e outra presencial. Após a conclusão dos três ciclos, vamos começar a colocar o projeto em funcionamento no município”, ressalta o apoiador.

O médico clínico da UBS Alcides Alves, Matheus Rezende Menezes, é um dos profissionais cadastrados para realizar o acompanhamento dos pacientes nas teleconsultas. “Essa é uma ideia muito boa, principalmente por conta da demanda que temos. Sabemos que nem sempre precisamos encaminhar o paciente para o especialista, pois existem casos que podem ser resolvidos na Unidade. Porém, nos casos mais complexos, é necessária a consulta com a especialidade. Nós, médicos das UBS, continuaremos na coordenação dos cuidados nas Unidades, mas contaremos com o apoio dos especialistas. Além disso, acompanhar as consultas é algo muito bom, pois vamos adquirir mais conhecimentos, para que no futuro possamos resolver algum tratamento ou caso específico, e assim, teremos menos necessidade de encaminhar os pacientes”, disse o médico.

COMPARTILHAR