Com o tema “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), iniciou, na manhã desta segunda-feira, 05, várias atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente. As ações acontecerão até o próximo sábado, 10, e têm como foco os pontos turísticos do município.
“Desde o mês de maio estamos realizando um trabalho de conscientização nas comunidades que residem em pontos turísticos do município. Agora nesta semana, estamos pondo em prática todo esse trabalho, através de ações como recolhimento de materiais recicláveis, limpeza do local e, já que começamos hoje pela Orlinha do São Braz, realizamos também o plantio das mudas no mangue. Na oportunidade, vários alunos da rede municipal também participaram das atividades e puderam aprender um pouco mais de como cuidar do local onde vivem”, relatou a secretária da Semma, Aline Melo.
Participando da Semana do Meio Ambiente, o secretário da Smap, David Lopes, explicou as atividades que foram realizadas durante esta manhã. “Trouxemos várias mudas conhecidas como ‘mangue branco’ para que os alunos, bem como os agentes ambientais, pudessem plantá-las. Além dessa atividade, realizamos também a parte educativa. Orientamos a população e os próprios alunos para que eles possam preservar o mangue e o meio ambiente como um todo”.
Quem também se somou às atividades foi a Cooperativa Revira Volta, que auxiliou a limpeza local e irá reutilizar o material reciclável coletado. “Nossa Cooperativa é de Socorro e estamos muito felizes em poder ajudar nesta ação da Prefeitura. Nosso trabalho é muito importante, porque além de ajudar a preservar o meio ambiente, gera renda para as famílias das 16 pessoas que fazem parte da Revira Volta”, afirmou uma das integrantes, Quitéria da Silva, de 42 anos.
Para a aluna da Escola Municipal Barquinho Amarelo, Júlia Gabriele, 10 anos, além de cuidar do meio ambiente, ela conscientiza os familiares para preservarem juntos o local onde vivem. “Eu sempre faço algumas coisas para ajudar o meio ambiente e digo lá em casa que não podemos maltratar o local que vivemos. Quando eu vejo lixo no chão, eu pego e jogo no lixeiro. E hoje eu plantei, junto com meus colegas, algumas mudas no mangue e tirei o lixo jogado no chão da Orlinha”, disse.
Segundo a moradora Gildete Santos, de 63 anos, esta ação é muito importante, pois conserva o meio ambiente e deixa o local limpo e organizado. “Os agentes vieram aqui mês passado fazendo um trabalho de conscientização e nos orientando a separar os materiais recicláveis para eles recolherem. É muito importante ter essas ações, porque mantém nosso ambiente limpo e organizado”, ressaltou.