Início Educação SEMED INICIA PROCESSO PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL

SEMED INICIA PROCESSO PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL

Foi um ano difícil para todos, a pandemia da Covid-19 afetou desde a saúde até a educação. Escolas fecharam, alunos e professores tiveram que mudar a rotina para enfrentar o vírus e em Nossa Senhora do Socorro não foi diferente. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) passou um longo período criando um planejamento e seguindo regras do Ministério da Saúde para iniciar o retorno às aulas da rede municipal.

Com diretrizes e normas sanitárias a serem seguidas, as aulas terão um retorno gradativo, com os alunos em sistema de bolha (revezamento) e respeitando o distanciamento de 1,5m dentro das salas de aula. O dia “D” do retorno é 23 de fevereiro, para orientação e acolhimento dos professores e profissionais das unidades de ensino por meio da plataforma do Youtube. Os alunos dos 6°, 7° e 8° anos serão acolhidos entre 24 e 27 de fevereiro. De 1° a 5 de março, esses alunos terão acesso a vídeos educativos disponibilizados no canal do Youtube da Semed, no link: https://www.youtube.com/c/SEMEDNOSSASENHORADOSOCORRO

Após todo o acolhimento e orientação para o retorno às aulas presenciais, será feita uma Avaliação Diagnóstica, determinada pelo Ministério da Educação, entre 8 e 12 de março. A avaliação servirá para apontar níveis e indicadores adequados para que nenhum aluno fique para trás. Assim foi feito no retorno não presencial dos alunos do 9° ano para encerrar o ano letivo de 2020. Mais de 90% dos alunos retornou. Uma perspectiva positiva para a Secretaria, que agora realiza a busca pelo restante dos alunos, visando o aprendizado de todos e o encerramento do ciclo.

PRESENCIAL

As aulas presenciais das turmas dos 6° aos 8° anos retornarão no dia 15 de março e, segundo pesquisa realizada pela Semed, cerca de 70% dos pais de alunos desejam que seus filhos retornem presencialmente. No entanto, de acordo com a secretária de Educação, Josevanda Franco, será estudada essa possibilidade. “Seguimos o Protocolo de Boas Práticas na Escola, um material criado pela Semed, baseado nos melhores protocolos internacionais. Seguiremos as diretrizes e estudaremos cada escola para que os alunos e professores voltem com a maior segurança possível”, explicou.

Josevanda ainda destacou que as escolas abrirão à medida que se adaptarem às regras e que não serão abertas todas de uma vez. Reforçou também que o retorno dos alunos mais novos e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá a partir de 17 de março, seguindo a mesmo processo de acolhimento, orientação e aulas educativas.

Confira o cronograma do retorno: