Início Administração Servidores municipais recebem capacitação sobre gestão pública através do Projeto “TCE Itinerante”

Finalizando mais uma edição do Projeto “TCE Itinerante”, a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) escolheu o município de Nossa Senhora do Socorro para ser o anfitrião do evento, que tem o objetivo de capacitar servidores acerca do planejamento e da gestão municipal através de palestras e oficinas. Além de Socorro, mais nove municípios participaram da qualificação que ocorreu durante toda esta segunda-feira, 27.

“É um momento muito proveitoso, no qual o ‘TCE Itinerante’ vem trazer mais conhecimento para os servidores do nosso município e para os da redondeza. Essa capacitação é muito importante, porque faz com o que o município possa prestar sempre o melhor serviço às pessoas. Fomos escolhidos para sermos anfitriões e isso me deixa muito feliz. Só tenho a agradecer ao TCE pela confiança”, afirmou o prefeito Padre Inaldo.

Para o secretário de Controle Interno, Valter de Souza, este é um momento do servidor ganhar mais conhecimento e esclarecer suas dúvidas acerca dos temas abordados. “É uma capacitação recheada de informações importantes para que os servidores possam adquirir mais conhecimento e tirar suas dúvidas sobre os assuntos ofertados. Iremos tratar sobre várias coisas relacionadas ao planejamento e gestão municipal, como ‘licitações e contratos’, além de ‘como elaborar projetos para captação de emendas parlamentares’. Os servidores saíram daqui com bastante conhecimento”, disse.

Em seu discurso, o conselheiro-presidente do TCE, Clóvis Barbosa de Melo, incentivou a participação dos servidores na capacitação e agradeceu ao prefeito Padre Inaldo pela recepção. “É um dia com bastante atividade de interesse para os gestores e servidores dos municípios. Durante a manhã, os participantes puderam assistir às palestras, enquanto pela tarde estaremos apresentando as oficinas. Por isso gostaria de dizer que aproveitem ao máximo este momento que é muito importante. Na oportunidade, também quero agradecer ao prefeito Padre Inaldo por mais uma vez nos receber tão bem em Nossa Senhora do Socorro”, destacou.

Participando da capacitação, a gestora da Escola Municipal Diva Maria Correa, Denise de Morais, ficou bastante interessada pelos assuntos das palestras/oficinas devido ao seu trabalho ser relacionado aos temas abordados. “Em nosso dia a dia enfrentamos vários desafios. E está sempre surgindo algo de novo, que nos leva a buscar conhecimento na área das contas, porque nós, gestores, trabalhamos com isso (com contas, compras, etc.). Quando recebi a notícia que haveria palestras e oficinas, fiquei muito feliz, pois é um momento de renovar o aprendizado. Eu escolhi a oficina sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), porque existem várias dúvidas dos professores, com relação a isso e quando você tem conhecimento sobre o assunto, você tem mais postura para responder”.

Municípios convidados

Além da anfitriã, Nossa Senhora do Socorro, mais nove municípios foram convidados a participar do Projeto TCE Itinerante: Laranjeiras, Riachuelo, Maruim, General Maynard, Santo Amaro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga, São Cristóvão e Aracaju.