Início Agricultura SMAP dá continuidade a projeto de reciclagem de pneus no município

SMAP dá continuidade a projeto de reciclagem de pneus no município

A ação já atendeu diversas localidades, entre elas o Albano Franco, Piabeta e povoado Bita.

Em Socorro, grande parte do material reciclável é reaproveitada e retorna para a população, e a prova disso é o projeto das Eco Jardineiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP). Todos os pneus recolhidos no município são transformados em arte, desde jardineiras coloridas a esculturas artísticas que são expostas nas comunidades.

O projeto teve início nas escolas da rede municipal em 2019, para ensinar aos alunos a importância da reciclagem e do plantio. E como sabemos que crianças também ensinam aos adultos, a ação chegou aos pais, que se envolveram e expandiram para as comunidades.

David Fernandes, secretário da SMAP, falou do resultado do projeto. “Com a expansão, hoje temos o resultado das Eco Jardineiras, uma iniciativa municipal, que estão espalhadas por toda a cidade, principalmente nos pontos de descarte de lixo para evitar o descarte inapropriado e incentivar a reciclagem”, comentou.

As Eco Jardineiras também podem ser encontradas dentro das escolas, em jardins de postos de saúde, em canteiros no Albano Franco, no Povoado Bita, Piabeta, na Cooperativa de Reciclagem e diversos outros pontos da cidade.

O coordenador da ação, Janison da Silva, disse que apesar da paralisação do projeto durante a pandemia, a SMAP continuou a recolher os pneus para poder dar continuidade às atividades com a participação da população assim que as aulas municipais retornarem presencialmente.