A 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social foi finalizada na tarde desta sexta-feira, 14, depois de um longo dia de debates sobre a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Participaram da programação, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, cerca de 150 pessoas, entre representantes do Poder Público, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários da Assistência e representantes das Organizações da Sociedade Civil.
Durante o evento, foram discutidos cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e transferência de renda, e foram deliberadas e definidas as propostas para o Município, para o Estado e para a União. Juntamente com a eleição dos delegados que representarão Nossa Senhora do Socorro na etapa estadual.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cleiton Santos, fez um balanço positivo do evento. “O propósito da Conferência é fortalecer e avançar na política de Assistência Social e torná-la cada vez mais inclusiva e mais participativa, precisamos garantir maior proteção social a quem mais precisa. E foi fundamental também a participação dos secretários, do prefeito, os usuários, os trabalhadores e as entidades, essa é uma forma da gente melhorar cada vez mais a gestão do SUAS no município”, reforçou.
A secretária de Assistência Social de Socorro, Aída Santana, também exaltou a importância do trabalho realizado durante todo período conferencial. “Em um passado recente, estávamos em um momento muito difícil, que foi a pandemia, e agora, estamos em um momento de reconstrução do SUAS, com discussões muito produtivas desde as pré-conferências. Com certeza, esta Conferência Municipal vai nos ajudar a fortalecer as políticas públicas do SUAS”, explicou a secretária.
Durante a Conferência, o prefeito Padre Inaldo destacou a relevância do evento para a promoção da assistência social no município de Socorro. “Quero parabenizar o comprometimento e o engajamento de todos os profissionais da Assistência. E agradeço a todos os envolvidos, desde os membros da comissão organizadora até os participantes, por contribuírem para o sucesso deste evento, sei que os debates são fundamentais para orientar ações futuras”.
O evento, iniciado no período da manhã, contou com o credenciamento dos participantes, a execução ao vivo do hino nacional e municipal pelos oficineiros da Smas, a apresentação cultural do grupo intergeracional do SCFV do Cras Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro, além do almoço e lanche servidos pela organização. A Guarda Municipal de Socorro (GMS), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuaram prestando apoio durante o evento.
Secretários muncipais, gestores, representantes do município e políticos do esfera estadual e municipal participaram da Conferência.