Início Cidadão 1ª Conferência Municipal de Cultura de Socorro promove diálogo e fortalece a...

1ª Conferência Municipal de Cultura de Socorro promove diálogo e fortalece a cultura local

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Cultura (Semcult), realizou na noite desta segunda-feira, 30, na Praça da Cultura “Cantor Pedro Rogério,” localizada no conjunto Marcos Freire 1, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”, reuniu membros da comunidade artística e cultural, além de autoridades locais, em um importante encontro voltado para o fortalecimento da cultura no município.

O Secretário Municipal de Cultura, Natan Reis, destacou a relevância do evento para o crescimento da cultura. “Nós estamos vivendo um momento histórico aqui. Em Socorro nunca houve uma conferência de cultura e pela primeira vez, estamos realizando. Iremos abrir a temática para discutir a cultura no nosso município e no nosso estado”, afirmou Natan.

O evento contou com a valiosa contribuição de artistas locais. “Eu acredito que essa conferência realmente virá para contribuir para abrir a mente e os olhos e, principalmente, permitir que os agentes culturais do município se alertem e procurem sempre entender que a cultura socorrense precisa ser valorizada e difundida,” detalhou, Edivaldo felix, Presidente da Academia de Letras Socorrense.

A conferência representou um marco na promoção do fortalecimento e da articulação de modelos de desenvolvimento no setor cultural para o município. As discussões e propostas geradas durante o evento servirão como base para a criação de políticas culturais que atendam às necessidades e aspirações da comunidade local.

Para Wécio Grillo, formado em artes visuais pela Universidade Federal de Sergipe, o encontro é um momento ímpar para o setor cultural no município. “A sociedade precisa entender que ela deve ser participante dessa construção, juntamente com o gestor e a sociedade civil organizada, que juntas conseguem, em acordo, construir ideias para que possamos melhorar sempre a cultura do nosso município,” explica Wécio.

Durante o evento foram debatidos e abordados seis eixos:

Eixo 1 – Institucionalização e Sistema Nacional de Cultura
Eixo 2 – Acesso à Cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade e Patrimônio Cultural
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Inclusão
Eixo 5 – Economia Criativa e Sustentabilidade
Eixo 6 – Arte Digital e Direitos dos Artistas

A conferência também elegeu os delegados que irão representar o município para a Conferência Estadual de Cultura. Os Candidatos eleitos são:

Delegada eleita
Tabata Maria Machado

Suplente
Quedma Abinoã Santana Ferreira