Início Agricultura Órgãos da Prefeitura de Socorro promovem encontro para discutir a regularização dos...

Órgãos da Prefeitura de Socorro promovem encontro para discutir a regularização dos carroceiros 

146
0

Foi com o objetivo de regularizar o trabalho dos carroceiros do município que a Prefeitura de Socorro, por meio das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e Indústria e Comércio (SEMIC), promoveu uma reunião, nesta quinta-feira, 23, no Centro Administrativo, para discutir melhores condições de trabalho e novas oportunidades aos profissionais. 

Com a presença de representantes da Empresa Transmetais, do Sindicato dos Carroceiros, dos secretários David Lopes (Agricultura), Carminha Paiva (Assistência Social) e Samir Felipe (Meio Ambiente), e do vereador Elmo Paixão, foram discutidas as atuais situações de vulnerabilidade dos carroceiros e as ações que serão realizadas para contribuir para a valorização dos profissionais, entre elas o debate de um projeto, onde os carroceiros terão mais segurança e um fluxo para o direcionamento dos descartes.

Dentro do projeto, cada secretaria estará encarregada de funções específicas. “O nosso papel é justamente integrar todas as empresas do complexo industrial, no sentido de destinar todos os descartes produzidos pelo setor. Então, a ideia é darmos um direcionamento desses resíduos para a cooperativa ou uma outra área que será estudada dentro do projeto”, explicou a secretário da Semic, Luiz Carlos. De acordo com a secretária Carminha, caberá à Assistência Social “acompanhar as famílias que irão entrar nesse projeto que une o setor privado com o público”, explicou. 

Já a Secretaria de Meio Ambiente irá fazer “a articulação entre as indústrias e a cooperativa de catadores de materiais recicláveis. A ideia também é diminuir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados para o aterro e gerar renda para as famílias”, explicou Samir Felipe. E a Secretaria de Agricultura ficará responsável pelo “cadastro dos carroceiros, com a identificação dos animais e da carroça”, explicou David Lopes. 

Durante a reunião, o sócio-diretor da Transmetais, Eduardo Montenegro, anunciou a doação de 10 bicicletas apropriadas para a coleta. “Nós daremos todo o suporte para os carroceiros com alguns investimentos, como bicicleta, pagar um valor justo no material que for do interesse da nossa empresa, de forma que eles consigam se manter e se torne um trabalho autossustentável”, explicou. 

O presidente do Sindicato dos Carroceiros do município, José Horetes, saiu satisfeito com tudo o que foi discutido na reunião. “É um projeto muito bom para o município porque, se tudo ocorrer como o planejado, irá tirar os carroceiros da ‘sujeira’. Isso mostra que o prefeito e a Prefeitura estão preocupados com a classe”, disse.  

Também estiveram presentes a secretária-adjunta da Assistência, Aida Almeida, e a Diretora de Assistência, Fátima Leite, e a secretária de Gabinete da Agricultura, Damires Sena. 

COMPARTILHAR