Através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Conservatório de Música de Sergipe, 100 alunos da rede municipal de Socorro estão realizando um Curso de Inverno intitulado “Vivências Musicais”.
O objetivo do curso, segundo a diretora de Educação da Semed, Andreza Mattos, é oportunizar aos jovens acima de 11 anos, o processo de iniciação musical. “Através arte e da pedagogia das emoções iremos trabalhar a criatividade dos alunos para que eles tenham uma mudança de postura. Além disso, esse curso de inverno é uma forma dos estudantes contemplarem a arte nas suas diversas formas”, explicou.
Ainda de acordo com a diretora, a Semed está disponibilizando o lanche e o transporte para os alunos que estão participando do curso. “Conseguimos providenciar o ônibus para garantir que os estudantes possam ir ao Conservatório e depois retornem para casa, com tranquilidade e segurança. Além disso, estamos fornecendo também o lanche, pois sabemos que a alimentação é muito importante para uma aprendizagem mais eficaz”, informou.
Destacando a importância do curso de música para alunos da rede pública, o diretor do Conservatório de Música de Sergipe, Heitor Mendonça, explicou como seria o trabalho realizado. “É muito importante oferecer uma formação musical para esses jovens. Iremos realizar diversas oficinas para ampliar o conhecimento dos alunos acerca dos instrumentos musicais e da música como um todo e, ao final, faremos breves concertos no qual eles irão se apresentar para os professores a fim de mostrar o trabalho que foi realizado durante o curso”, esclareceu.
Para o aluno Marcos Paulo, de 12 anos, esta é uma oportunidade de estar em contato com a música e com os instrumentos musicais que tanto gosta. “Já tocava violão, mas neste curso vou aprender sobre outros instrumentos também. Hoje eu toquei violoncelo e gostei muito do que aprendi. Eu só conhecia esses instrumentos pela televisão e por isso estou ansioso para vir os outros dias”, afirmou.
O curso de inverno é gratuito e funcionará durante toda a semana, nos períodos da manhã e da tarde, para alunos do 6º ano das escolas municipais João Paulo II e Neuzice Barreto, as quais já realizam atividades voltadas para a arte. A ideia é que o curso de inverno possa inserir os estudantes no universo da música, além de melhorar o nível de aprendizagem deles.