Com direito a belas apresentações musicais das pequenas crianças das creches do município de Socorro, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira, 18, uma aula inaugural para apresentar o projeto “Do berço ao tom”, que visa proporcionar às crianças um contato elaborado e estruturado com a música, contribuindo para a formação de adultos sensíveis, criativos e reflexivos.
“Em cada creche foi montada uma sala de música específica para que as crianças tenham maior conforto e possam aproveitar o momento da melhor maneira. Nosso objetivo é levar a música para o cotidiano das crianças, contribuindo para a formação de seres humanos críticos, pois é através da música, como um instrumento, que estaremos trabalhando para desenvolver a aprendizagem do aluno”, relatou a coordenadora da Educação Infantil da Semed, Lígia Bitencourt.
O projeto “Do berço ao tom”, que é pioneiro no Estado, surgiu da parceria entre a Prefeitura de Socorro e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e irá beneficiar mais de 500 crianças socorrenses. “É uma ação conjunta e o nosso projeto funcionará através de oficinas práticas, onde duas estagiárias do curso de música da UFS estarão duas vezes por semana visitando todas as turmas das três creches de Socorro para ministrar as aulas. Elas terão uma duração de 30 minutos por dia e irão abranger não somente as crianças, mas também os educadores em geral”, explicou a coordenadora.
Para o professor de música da UFS, que está à frente do projeto junto com a Semed, Alessandro Pereira, a música ajuda a desenvolver as crianças e a torná-las seres mais sociáveis e criativos. “Essa iniciativa da Prefeitura trará muitos benefícios para as crianças, pois tanto contribui para o desenvolvimento cognitivo delas, quanto o emocional proporcionado pelos sentimentos que a música e a arte em geral causam. Além disso, a experiência com a música também envolve o ‘social’, pois quando uma pessoa toca um instrumento, o outro precisa parar para ouvir ou até mesmo tocar juntos. Esses três aspectos são de grande valia para as crianças”, afirmou.
Participando da aula inaugural, a juíza Adelaide Maria Martins Moura, mãe de Mariana Martins, que dá nome à creche onde a aula inaugural foi realizada, não escondeu a emoção ao ver as crianças tendo oportunidades de estarem em contato com a arte. “O sentimento que me inunda hoje é amor. Amor que um dia recebi da minha filha e que agora está sendo compartilhado e multiplicado para outras mães e crianças. Só tenho a agradecer por essa bela iniciativa, porque eu pude ver o que minha filha mais gostava, a música, sendo transformada no primeiro projeto efetivo nas creches”.
Na oportunidade, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância de proporcionar interações musicais para as crianças de nosso município. “É mais um estímulo para auxiliar nossas crianças no seu processo de aprendizagem, garantindo que elas possam desenvolver habilidades intelectuais e artísticas a cada dia. Através da música, o ensino se torna mais dinâmico e interessante para cada aluno, garantindo que a qualidade da educação no nosso município só aumente. A parceria que conseguimos com a UFS com certeza trará muitos benefícios para nossas crianças e não poderíamos estar mais satisfeitos com isso”, destacou.
Fotos: Edilson Menezes