Início Educação Incentivando o ensino inclusivo, SEMED realiza 1ª Semana Municipal da Pessoa com...

Incentivando o ensino inclusivo, SEMED realiza 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Socorro

84
0

Após uma semana de ações, palestras e interação a Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou nesta sexta-feira, 29, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado pela Prefeitura, através da Semed, teve como principal objetivo incentivar a educação inclusiva, fazendo com que os pais conheçam os serviços educacionais oferecidos pelo município.

Neste primeiro ano a semana trabalhou o tema “Inclusão e cidadania no lugar onde vivo”,  entre os participantes, pois de acordo com a Coordenadora de Educação Inclusiva do município, Ana Maria dos Santos Silva, só garantindo o pleno conhecimento dos seus direitos e que se proporciona a verdadeira cidadania.

“Esta semana de ações foi muito importante, porque proporcionamos uma sensibilização geral para os profissionais do setor educacional, pais e alunos beneficiados pelos serviços, sobre a importância da inclusão educacional. Já estamos trabalhando essa conscientização há alguns anos, contudo ainda temos várias lacunas que precisam ser preenchidas para que a educação inclusiva aconteça com eficiência”, declara Ana Maria.

Ainda segundo a coordenadora é preciso que uma verdadeira rede de assistência seja montada para que os cidadãos que precisam de uma atenção especial em sua educação sejam plenamente atendidos. “Esse é o primeiro ano que realizamos esse tipo de evento, mas nosso objetivo é dar continuidade a essas ações contando agora com a participação de outras entidades ligadas à inclusão. Somente com a participação de todos os setores e que podemos garantir um município inclusivo”, finaliza.

Atualmente a Semed atende 126 estudantes com deficiência, em seis salas de recursos multifuncionais, além de outros 124 estudantes com dificuldade de aprendizagem no Núcleo Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

Um desses estudantes é o Cleiton Rafael, filho da Suzilane Menezes Costa, que é atendido desde a educação infantil pela rede municipal de ensino. “Eu adorei participar deste evento, pois me senti parte desse universo educacional. Foi uma excelente oportunidade para que nós mães possamos entender mais como funciona a educação inclusiva, afinal nós enquanto família também temos que entender o nosso papel nesse processo, para podermos ajudar no desenvolvimento dos nossos filhos”, afirma.

Confira nossa galeria de fotos abaixo:

 

COMPARTILHAR