Início Cultura Noite de apresentações culturais embala socorrenses na última quinta-feira, 05

Noite de apresentações culturais embala socorrenses na última quinta-feira, 05

66
0

Realizando uma temporada de apresentações culturais em várias cidades do nordeste, o Programa Nacional da TV Brasil “Som na Rural” embarcou em terras socorrenses na noite da última quinta-feira, 05. Apoiado pela Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal da Cultura (Semcult), o projeto é uma intervenção urbana que visa a interiorização da cultura popular pelo nordeste.

“O carro Rural é de 1969 e se mistura com a industrialização nacional e com a interiorização da cultura, sendo naquela época muito usado por grupos musicais em suas apresentações. Hoje, personalizado, nós o utilizamos como símbolo de intervenção urbana e como rádio volante. Nosso projeto é originário de Recife, mas estamos realizando essa temporada pelo nordeste para justamente interagir com a cultura popular de outros estados, trocando experiências e nos somando às riquezas culturais do nordeste que são tão diversas”, contou o idealizador do projeto, Roger de Renor.

Para o secretário de Cultura, Natan Reis, esse momento cultural proporcionou às famílias socorrenses, o resgate pela cultura raiz. “Nossa cidade foi privilegiada ao receber o projeto Som na Rural. E isso é muito importante para nosso município, porque resgata a tradição da cultura raiz. Esse é o objetivo da Semcult, buscar na simplicidade o resgate cultural. Montamos um cenário com aspectos interioranos e o resultado foi esse: um ambiente familiar, onde todos puderam brincar e se divertir”, afirmou.

Durante as apresentações, o público pôde prestigiar uma programação recheada de atrações culturais, como o Samba de Coco São Benedito e o Zabumbadores de Vó Lurdes. “Gostei muito da noite, porque esse movimento cultural nos fez recordar o passado, nossa cultura raiz. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, pois além de revivermos a cultura de nossos pais, podemos passar para nossas crianças uma cultura que elas já não têm mais tanto acesso. Foi tudo maravilhoso”, expressou a moradora Graciene Mendonça.

 

Por: Isadora Pinho

Fotos: Elison Bonfim

COMPARTILHAR