Início Agricultura SMAP comemora Dia Mundial da Alimentação com workshop

SMAP comemora Dia Mundial da Alimentação com workshop

141
1

Na manhã desta sexta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), realizou um workshop para discutir com os cidadãos e ensiná-los como realizar o reaproveitamento dos alimentos, evitar o desperdício e combater a fome no mundo, tudo isso em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no último dia 18.

O evento, que foi realizado no  Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na sede de Nossa Senhora do Socorro, reuniu gestores municipais e profissionais de nutrição, que realizaram atendimentos rápidos, medindo o Índice de massa corporal (IMC), além de moradores da região que receberam instruções aproveitar todo alimento, além de palestras sobre manipulação de alimentos e oficinas sobre aproveitamento de alimentos integrais.

De acordo com o secretário da SMAP, David Fernandes, o número do desperdício de alimentos no mundo precisa ser reduzido, pois essa é uma das formas mais efetivas para reduzir a fome. “Hoje no mundo inteiro o desperdício de alimentos ainda é muito grande. Queremos conscientizar a população para essa problemática e trabalhar essa questão é muito importante. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e um dos mais destruidores também”, explica David.

Ainda de acordo com David, a ideia é que as pessoas possam usar algumas hortaliças que não são comuns, no uso em temperos, na alimentação e etc.

A engenheira de alimentos, Ana Patrícia, explica que o evento foi criado para mostrar os números alarmantes do desperdício de alimentos e que existem maneiras para reduzir esses índices.   “Muita gente ainda morre de fome e mesmo assim é notório ver muita comida no lixo. Se a gente se conscientizar, da pra reduzir a fome no mundo. Queremos conscientizar como aproveitar todo o alimento”, revela Ana Patricia.

Larissa Coelho, nutricionista conta que a maioria dos nutrientes, estão nos talos, nas cascas, folhas e são jogados fora. “Todas as partes dos alimentos podem ser utilizadas, desde as raiz, a casca. Nós precisamos aproveitar o alimento inteiro, pois é riquíssimo em nutrientes”, conclui Larissa.

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.