Na manhã desse sábado, 21, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a última edição, desse ano letivo, do Projeto Aprender sem Limites. Cerca de 150 estudantes, do 5º ao 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, foram beneficiados pelo projeto, que teve como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de português e matemática, quebrando a visão de que estudar é chato.
Para a Diretora de Educação do município, Andreza Mattos, o projeto garantiu que esses alunos pudessem ter um aprendizado diferenciado, realizado de forma lúdica e divertida, a partir de conhecimentos sobre o município. “Nosso intuito foi garantir que eles se sentissem inseridos no contexto do município, que conhecessem sua história, seus costumes e a partir disso aplicassem, de forma dinâmica, esses conhecimentos nas disciplinas. O resultado foi ótimo, não poderíamos estar mais satisfeitos”, declarou.
Além de encerrar as atividades do projeto a ação deste sábado também foi utilizada pelos professores para retirar várias dúvidas dos estudantes sobre a Prova Brasil. “O projeto veio para inovar a questão do conhecimento dos nossos alunos no que diz respeito ao convívio deles com “o lugar onde eles vivem”, melhorando com isso a sua aprendizagem. Foi uma manhã muito divertida e cheia de conhecimento, afirmou a diretora do EMEF Manuel de Jesus Silva,Ilda Ramos.
Escolas de todo o município participaram do projeto entre elas a Josefa de Santana (Guajará), Manuel de Jesus Silva (Parque dos Faróis), Nossa Senhora de Lourdes (Multirão-João Alves), Abelardo Pereira de Melo (Calumbi), Apulcro Mota (Pai André), Eduardo Viana (Marcos Freire III) e Teixeira da Cruz (Porto Grande).
Para a estudante Kauany Bastos, o projeto trouxe grandes benefícios. “Aprendemos bastante com às atividades do projeto. Tudo foi muito educativo e divertido, assim fica muito mais fácil aprender. Já estou ansiosa para poder reiniciar o projeto no ano que vem, porque ele ensinou muita coisa boa a todos”, garantiu.
Para a Professora Moniza Oliviera, o Aprender sem Limites de hoje, encerra um ciclo que está só começando na construção de uma aprendizagem consistente que prepara o crescimento do aluno enquanto cidadão. “O momento de hoje nos mostra o quanto a educação é transformadora e que vale muito a pena investir nesses projetos. Vimos 150 alunos de 7 escolas em vibrando de alegria e em participação constante; aprendendo, e mostrando que são capazes de mudar suas realidades, sejam elas quais forem”.
Fotos: Edilson Menezes