Osana Silva de Jesus, de 14 anos, estuda na Escola Municipal Gentil Daltro, no loteamento Guajará, e recebeu como prêmio uma bolsa integral em um curso de inglês
Após participar do “Concurso de Ideias” do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), a estudante da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, Osana Silva de Jesus, de 14 anos, conquistou o primeiro lugar ao escrever uma redação com o tema “A matemática está em tudo”. A aluna, que representou a Escola Municipal Gentil Daltro, localizada no loteamento Guajará, recebeu como prêmio uma bolsa integral para realizar um curso de inglês.
O concurso fez parte da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia que está na sua 14ª edição. “Este evento ocorre todos os anos e a temática de 2017 foi “A matemática está em tudo”. Durante essa semana nós ‘abrimos as portas’ do ITPS para que os alunos e a população em geral pudessem conhecer nossos laboratórios. Dentro da programação, realizamos um concurso de ideias em que os alunos das três escolas visitantes poderiam mandar redações, vídeos e músicas, tudo dentro da temática deste ano. Na categoria redação, a vencedora foi a aluna de Socorro. Uma redação criativa e muito bem escrita”, afirmou a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.
Para a vencedora do prêmio, a aluna Osana Silva, a alegria deste momento é inexplicável. “Nunca pensei que um disse fosse ganhar uma bolsa de estudos. Estou muito feliz. O que mais me motivou nessa preparação foi o prazer com que os professores nos ensinam e nos incentivam a escrever. Foi uma satisfação muito grande poder participar e ainda mais levar o prêmio. Ganhei um curso de inglês, e fiquei muito contente, pois eu eu gosto muito e sei que vai me ajudar no futuro”.
Dedicando-se diariamente a ensinar e incentivar os alunos em seus estudos, o professor de português da EMEF Gentil Daltro, Erisvaldo Silva Santos, explicou como foi a preparação dos estudante para o concurso. “Nossa escola foi uma das selecionadas para participar da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Trabalhamos com mais intensidade a parte de redação com a temática escolhida pelo ITPS. Os alunos realizaram as redações e cada escola selecionou duas para participar do concurso. Ficamos muito felizes por termos tido a honra de sermos vitoriosos. Vale ressaltar que nós já desenvolvemos o trabalho de leitura e escrita dentro da escola durante todo o ano letivo e isso facilitou o bom resultado”, destacou.
A premiação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, e segundo a coordenadora de programas e projetos especiais da Semed, Nária Gorete, esses projetos são muito importantes, pois fazem com que os alunos adquiram conhecimentos extracurriculares. “A parceria que temos com diversos órgãos que promovem projetos como este é essencial para que possamos levar conhecimentos extraescolares aos nossos alunos. Isso é enriquecedor, porque faz com que o aluno tenha gosto pelos estudos, além de saber que existe algo muito maior lá fora. A ponte que fazemos entre a escola e o mundo é justamente para que o aluno faça uma inter-relação com o que aprende em sala”.