Guarda Municipal monitora a situação e já tem suspeitos das ações
Com apenas dois dias de inauguradas, as árvores de Natal montadas no Conjunto João Alves Filho para iluminar as noites de dezembro em Socorro, foram alvo de atos de vandalismo. Na noite da última sexta-feira, 01, após a montagem do monumento, os cabos de energia elétrica foram furtados. Não satisfeitos com a primeira ação, os vândalos voltaram para furtar os cabos de led.
Essas ações têm preocupado quem planejou o serviço. “Nós estamos no clima natalino e a preocupação do prefeito Padre Inaldo foi iluminar a cidade, dentro das possibilidades, mesmo em meio a crise. Sabemos o quanto essas ações são importantes e dão ânimo aos cidadãos, mas para que elas funcionem efetivamente precisamos da colaboração de todos, na proteção a esses espaços. Estamos empenhados em oferecer o melhor, por isso pedimos que a população nos ajude preservando os bens públicos e denunciando os crimes de vandalismo”, complementa Natan.
Revoltado com o que aconteceu com a ornamentação natalina, o radialista Nilton Sérgio, reconhece o trabalho da Prefeitura, em querer mudar o aspecto da cidade durante esse período, e lamenta o comportamento violento de algumas pessoas.
“O Prefeito está fazendo uma coisa muito bonita para a comunidade, aí chega um moleque para atrapalhar a festa natalina aqui de Socorro, principalmente, aqui na entrada do município. O mais revoltante é que eu presenciei o trabalho de instalação, vi a equipe montando e testando e com tão pouco tempo foi tudo destruído”, lamenta.
E essa sensação de desconforto atinge também os comerciantes locais. “Tenho uma loja em frente ao local onde está sendo montado o presépio e esses atos de vandalismo tem nos preocupado”, relata o comerciante, Manuel Cruz.
Monitoramento da Guarda Municipal
Todo um esquema de monitoramento e ações preventivas é realizado rotineiramente pelos agentes da Guarda em todo município, a fim de garantir a integridade do patrimônio público, bem como oferecer aos cidadãos mais sensação de segurança.
“Esse trabalho de vigilância é executado de forma organizada, a fim de garantir que todas às localidades sejam monitoradas. Contudo, os vândalos se aproveitam dos espaços de tempo em que as equipes se deslocam de um ponto para o outro para agir. É por isso que reforçamos a importância da ação conjunta com a população. Precisamos ser parceiros, nesse sentido, para que os cidadãos nos ajudem a trabalhar de forma efetiva. Só assim conseguiremos manter em dia a integridade dos espaços públicos que são um bem de todos os socorrenses”, explica o comandante da GMS, Evilásio Protásio.
É importante salientar que desde a ocorrência do ato o serviço de inteligência da GMS iniciou os trabalhos para identificação dos suspeitos e já há pessoas em vista. “Com a parceria com a Polícia Civil eles serão identificados para pagarem pelos atos que cometeram”, alerta o comandante.
Vandalismo é crime!
De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.
O item III do artigo qualifica como crime ‘destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos