Início Educação Lei que estabelece Gestão Democrática nas escolas socorrenses é sancionada pelo prefeito...

Lei que estabelece Gestão Democrática nas escolas socorrenses é sancionada pelo prefeito Padre Inaldo

215
0

Iniciativa prevê uma maior participação e colaboração popular nas escolas da rede municipal

Foi sancionada na manhã desta quarta-feira, 27, pelo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, a Lei nº 1243/2017, que estabelece a Gestão Democrática nas escolas da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro.  A iniciativa visa a participação efetiva de vários segmentos na comunidade escolar, inserindo suas opiniões e sugestões diretamente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação dos processos de gestão escolar. O ato ocorreu na sede de Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A lei, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Socorro, institui a criação e implantação da gestão democrática na rede municipal de educação. O projeto é fruto do trabalho realizado por um grupo formado por membros e diretoria da Semed, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Sindicato dos Servidores Públicos de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa), União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e Procuradoria Geral Município (PGM).

Durante a cerimônia a mesa foi composta pelo prefeito Padre Inaldo, o vice-prefeito Roberto Wagner; o vereador Robson Santos, a secretária da educação, Marieta Barbosa Oliveira; o coordenador da comissão de trabalho da gestão democrática, Uilder Celestino; além dos representantes do Sintese, Adenilde de Souza Dantas; do Sindsocorro, Wellington; da Umesa, Jonathan Hora, da Uses, Daniel Santos dos Anjos e a presidente do Conselho Municipal da Educação, Andreza Matos.

O prefeito Padre Inaldo ressaltou que a gestão democrática inclui a comunidade para fazer parte da escola de forma humanizada e responsável. “Este é um momento ímpar para a educação de Socorro, porque integra todos na luta por melhorias para a educação. Com a participação da sociedade tudo pode ser renovado”, enfatizou.

Para a secretária da educação Marieta Barbosa, a homologação da lei é um marco na história da educação do município de Nossa Senhora do Socorro. “A Lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara, que institui a gestão democrática e os Conselhos Escolares. Fechamos o ano com esse presente para a comunidade, pois quem acredita investe na democracia. E já iniciaremos a implantação no começo de 2018”, concluiu.

Representando os estudantes, o presidente da Umesa, Jhonata Hora, destacou a importância de ouvir todos os envolvidos no processo educacional. “A Umesa participou ativamente da construção dessa gestão democrática, pois acreditamos no valor da contribuição dos professores, funcionários, diretores, alunos e comunidade. Para nós essa é uma importante conquista, pois através dela conseguimos garantir, por exemplo, que a Rede Municipal, a partir de agora, tenha grêmio estudantil. Estamos muito felizes em ver mais essa conquista garantida na nossa pauta de lutas”.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores João Mochila, Oziel da Saúde, Carlos da Padaria e Aldon Ribeiro, além dos secretários municipais de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju), Francisco Carlos, Saúde (SMS) Enock Ribeiro, Comunicação (Secom) Renato Nogueira, Planejamento (Semplan) Hallison Sousa, Administração (Semad) Bruno Henrique e a Procuradora Geral do Município, Viviane Sobral.

COMPARTILHAR